Esporte

Falcao e Mbappé, símbolos do Monaco campeão da França

17/05/2017 19h11

Mônaco, 17 Mai 2017 (AFP) - A extraordinária temporada do Monaco, campeão francês após 17 anos, foi protagonizada pela volta ao alto nível do colombiano Radamel Falcao e pelo surgimento de Kylian Mbappé, sensação do futebol europeu aos 18 anos de idade. Os dois atacantes foram os símbolos de uma equipe memorável.

- Falcao, o ressuscitado -Antes de começar a temporada, poucos acreditavam em Falcao. O velho 'Tigre' parecia em fim de carreira, após duas temporadas sem continuidade alguma na Inglaterra. Grande investimento quando Dmitri Rybolovlev chegou ao clube, parecia que o colombiano ficaria no Principado por falta de opções. Lento em campo, demorou para ganhar ritmo, mas desde o início anotou gols decisivos, como na fase preliminar da Liga dos Campeões. O técnico Leonardo Jardim o transformou no capitão da equipe e uma referência para um elenco muito jovem. Falcao respondeu com 19 gols no Campeonato Francês e a liderança necessária para levar sua equipe às semifinais da Champions.

- Mbappé, o messias -Com o andar da temporada, Mbappé foi ganhando peso no Monaco e se transformou na estrela da equipe. Seu rendimento crescente nos momentos de maior pressão o transformou em uma das grandes promessas do futebol europeu. Os grandes do continente já analisam orçamentos para o que se anuncia como a próxima transferência recorde. Jardim geriu à perfeição a evolução de sua jovem estrela. Após ganhar o Europeu sub-17 com a França, Mbappé sofreu uma concussão na primeira rodada da Ligue 1 e ficou de fora dos dois primeiros meses da competição. Em seguida, o técnico português o usou em pequenas doses até que a qualidade inquestionável do jovem se transformasse em um dos pilares da equipe. Mbappé terminou o ano com 15 gols na Ligue 1 e 6 na Liga dos Campeões, isso em quatro meses de jogo.

- Silva e Lemar, os gênios -Para comandar um ataque que marcou 104 gols (a uma rodada para o fim do Campeonato Francês), é preciso um gênio dos passes. Bernardo Silva, contratado nas categorias de base do Benfica, se encarregou da construção das jogadas ao lado de Thomas Lemar. Os dois cérebros do esquema 4-4-2 de Jardim chegou à última rodada com 9 gols para Lemar e 8 para Silva, enquanto o francês deu 10 assistências e o português 9. O jogador da seleção lusa de 22 anos já está na mira dos gigantes clubes europeus, assim como Lemar, de apenas 21 anos.

- Fabinho, o preciso -Eficiente na recuperação, preciso na hora de lançar a equipe ao ataque e cirúrgico da marca do pênalti (perdeu apenas uma cobrança em toda a temporada), o brasileiro Fabinho formou com o francês Tiémoué Bakayoko uma dupla de volantes do mais alto nível. Fabinho iniciou a temporada com a amargura de ter ficado de fora dos Jogos Olímpicos (vencidos pelo Brasil) porque o Monaco queria que ele focasse no clube, e precisou se adaptar à mudança de posição, saindo da lateral-direita para ocupar o meio do campo. A ideia de Jardim deu muito certo e 'Fabi' foi um dos maestros da equipe.

- Glik, o potente -Outra contratação que ofereceu ótimo rendimento em campo. O polonês Kamil Glik, ex-capitão do Torino, foi o chefe de uma zaga de qualidade. Em sua primeira temporada no Principado, Glik se adaptou à perfeição ao time e guiou o brasileiro Jemerson, 24 anos, que progrediu enormemente ao seu lado. Glik é um zagueiro de pouca delicadeza. Se é preciso mandar a bola para o mato, ele não hesita. Mas também ajuda no ataque, com seis gols na Ligue 1 e outro na Champions.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo