Topo

Esporte

Jogo da 1ª divisão sueca é adiado por suspeita de tentativa de manipulação

Fredrik Sandberg/AP
Inspetores de polícia sueca explicam adiamento de partida em entrevista em Estocolmo Imagem: Fredrik Sandberg/AP

18/05/2017 07h22

A partida entre Göteborg e AIK, dois dos principais clubes do campeonato de futebol da Suécia, foi adiada nesta quinta-feira após uma tentativa de corrupção denunciada por um jogador, anunciou a Federação Sueca de Futebol (SvFF).

"Um jogador do AIK foi procurado por alguém que se suspeita era uma pessoa que tentava manipular a partida e que ofereceu uma importante quantia de dinheiro", anunciou a federação em um comunicado.

A nova data da partida, que aconteceria nesta quinta-feira, ainda será anunciada.

"Com ameaças veladas, esta pessoa pedia que o jogador tirasse o pé do acelerador", afirma o comunicado, que não revela no nome do jogador em questão.

De acordo com o jornal Göteborgs-Posten, o diretor esportivo do IFK Göteborg, Mats Gren, informou que o jogador é o goleiro do AIK, o grego-canadense Kenny Stamatopoulos.

A SvFF, informada nesta quinta-feira, entrou em contato com a polícia, que abriu uma investigação.

"Ao tomar conhecimento da informação, não podemos garantir que a partida entre IFK Göteborg e AIK (...) seja disputada de maneira desportiva", afirmou o secretário-geral da SvFF, Hakan Sjöstrand, citado no comunicado.

"Representa um ataque muito grave contra o futebol sueco (...) Isto não aceitaremos nunca e é importante uma reação contundente", destacou.

O IFK Göteborg, segundo clube com mais títulos da Suécia, é o único time do país que venceu uma competição europeia (a Copa da Uefa - atual Europa League - em 1982 e 1987).

O time começou mal a temporada e é o 11º colocado após oito rodadas. O AIK, clube da região de Estocolmo, é sexto.

Nos últimos anos foram revelados outros casos de partidas manipuladas em benefício de apostadores na Suécia, mas nem sempre as investigações apresentaram resultados.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte