Esporte

Casemiro, a segurança que ajudou o Real Madrid a vencer a Liga

21/05/2017 17h42

Madri, 21 Mai 2017 (AFP) - Casemiro chegou sem fazer barulho, mas logo se transformou em peça fundamental no esquema do francês Zinedine Zidane para conquistar o 33º título do Campeonato Espanhol, neste domingo, cinco anos depois da última conquista, em 2012.

O brasileiro começou a brilhar na última temporada e assegurou vaga no time titular este ano, tornando-se um pilar defensivo dos merengues no meio do campo.

"O que Casemiro nos dá, sobretudo, é equilíbrio", avaliou Zidane, que demorou para colocá-lo na equipe desde que assumiu o time em janeiro de 2016.

Pouco a pouco, Casemiro, que agora já tem mais de 100 jogos com a camisa branca, acrescenta fisicamente e dá segurança no meio do campo. Sua função permite que o croata Luka Modric e o alemão Toni Kroos se sintam mais livres para criar jogadas no ataque.

- Importante para todos -Para a defesa, Casemiro também ajuda fazendo a cobertura para a subida dos laterais pelo lado do campo.

"Sabemos da sua importância para o meio, tanto para os atacantes quanto para os zagueiros", indicou Zizou.

A prova está na falta que o volante fez durante os dois meses que desfalcou o time, a partir de setembro. Com Casemiro, o time sofria menos de um gol por jogo. Sem ele, a média de gols subiu para 1,5 gols nos 14 jogos que ficou de fora da equipe.

O brasileiro chegou no mercado de inverno de 2013, proveniente do São Paulo. Nesta temporada, Casemiro defendeu a filial do Real Madrid B, onde cavou vaga entre o grupo principal.

Antes de assumir titularidade no clube merengue, Casemiro foi emprestado por um ano ao Porto. O bom desempenho garantiu a volta à capital espanhola no ano passado.

- Gols decisivos -Foi então que começou o crescimento do brasileiro, que depois da chegada de Zidane ao banco de reservas, em janeiro de 2016, começou a firmar-se como jogador imprescindível ao meio madrilenho. Pouco a pouco, mostrou uma nova faceta: Casemiro começou a fazer gols.

O meia acrescentou ao seu jogo a capacidade de chegar ao ataque como elemento surpresa e criar perigo, principalmente nas segundas etapas.

Casemiro disputou 41 jogos nesta temporada e marcou 5 gols, entre eles um contra o Athletic Bilbao, na 28ª rodada da Liga, que colocou o Real Madrid no topo do campeonato. Os merengues venceram por 2 a 1.

O brasileiro também abriu o placar no último clássico contra o Barcelona, no Santiago Bernabéu, apesar da derrota para os catalães por 3 a 2.

Além disso, o volante participou das goleadas por 6 a 2, no Deportivo La Coruña, e 5 a 0 sobre o Granada. O gol mais importante foi contra a Napoli, na vitória por 3 a 1 no jogo de ida pelas oitavas de final da Liga dos Campeões. Casemiro encheu o pé e acertou um voleio sem pulo de fora da área.

"Treinamos todos os dias. Eu tenho que chegar e chutar de fora da área", explicou Casemiro após marcar o golaço contra os italianos.

Agora, depois de levantar a taça da Liga, o brasileiro tem novo desafio dia 3 de junho, em Cardiff. O Real Madrid busca o 12º troféu da Liga dos Campeões contra a Juventus.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo