Topo

Botafogo conta com sorte para terminar Grupo 1 na liderança

25/05/2017 23h55

La Plata, Argentina, 26 Mai 2017 (AFP) - O Botafogo perdeu para o Estudiantes (ARG) por 1 a 0, nesta quinta-feira, e contou com a vitória por 3 a 1 do Atlético Nacional (COL) sobre o Barcelona de Guayaquil (EQU) para terminar na liderança do Grupo 1.

Os argentinos marcaram o único gol do jogo aos 24 minutos do primeiro tempo, com Solari aproveitando sobra de bola dentro da área. Com a combinação de resultados, o alvinegro garante a decisão do segundo jogo das oitavas de final da Libertadores em casa.

A equipe já estava classificada para a próxima fase da competição antes mesmo do apito inicial, mas o técnico Jair Ventura queria o primeiro lugar para fazer a partida de volta no estádio Nilton Santos.

O objetivo foi alcançado de maneira curiosa, contando com a vitória por dois gols de diferença dos colombianos. Assim, o Botafogo se manteve empatado com o Barcelona com 10 pontos, mas com a vantagem no saldo.

O Estudiantes terminou em terceiro lugar e se classificou para a Copa Sul-americana, enquanto o atual campeão Atlético Nacional foi eliminado.

- Derrota com sabor de vitória -O Botafogo começou a partida sendo pressionado e não conseguia ficar com a bola. A equipe conseguiu aguentar os tradicionais 15 minutos iniciais de tensão, mas aos 24 o gol argentino saiu. Depois de cruzamento na área, Igor Rabello desviou mal e Solari apareceu como homem surpresa para aproveitar a sobra de bola e balançar as redes.

O resultado era bom para as duas equipe e o Fogão não parecia querer buscar o gol de empate na primeira etapa. A equipe comandada por Jair Ventura não deu um chute antes do intervalo.

Na volta para o segundo tempo, considerando o resultado por 2 a 1 na partida entre Atlético Nacional e Barcelona de Guayaquil, o Botafogo só precisava de um gol para ser líder do grupo. Mas os colombianos acabaram marcando mais um e vencendo por 3 a 1, oque tirava a vantagem dos equatorianos no saldo de gol.

O time melhorou e já era líder, mas queria um gol para não precisar depender de ninguém. O problema era que Roger estava muito isolado na frente e faltava poder de criação para levar boas bolas ao atacante.

O Botafogo tomou controle do jogo e foi para cima dos anfitriões, mas abriram espaços para o contra-ataque. Em uma dessas jogadas, Toledo ficou cara a cara com Gatito Hernández, que salvou o segundo dos argentinos e ainda evitou o rebote de Solari.

O gol de empate não veio, mas como o sobrenatural costuma aparecer no clube de General Severiano, o resultado na Colômbia se confirmou e a vaga foi garantida.

Agora os cariocas esperam o sorteio da próxima fase. Os 16 classificados serão divididos em dois potes, um com os oito líderes e outro com os segundos colocados de cada grupo. Os clubes de melhor campanha têm vantagem de definir o jogo de volta em casa.

fa