Topo

Tévez vê China muito longe das ligas europeias

Tevez estreia com a camisa do Shanghai Shenhua - Reprodução
Tevez estreia com a camisa do Shanghai Shenhua Imagem: Reprodução

26/05/2017 14h49

Madri, 26 Mai 2017 (AFP) - O argentino Carlos Tévez avaliou a Superliga chinesa muito longe do nível dos grandes campeonatos europeus, mas considerou que a intenção do governo de investir na base vai melhorar a competição.

"Não acho que vá competir com nenhuma grande liga da Europa, nem o melhor jogador, em uns 50 anos. Acho que o futebol na China é muito diferente, as pessoas lidam de maneira distinta também", explicou Tévez em entrevista ao canal Movistar.

Tévez revelou que ainda está se adaptando a forma de jogar no país. Segundo o atacante, os jogadores não são técnicos e são inocentes, o que as vezes leva a entradas duras sem malícia.

"Não são físicos, nem eficientes... Sem querer, te dão um pisão porque são um pouco brutos", acrescentou o argentino, confiante que "a nova regra do governo para o jovem começar a jogar desde pequeno vai melhorar muito o futebol".

Apesar de estar na 81ª posição no ranking da Fifa, a China quer se transformar em potência do esporte. Para isso, prevê a criação de 50.000 escolas de futebol até 2025, segundo o Ministério da Educação do país.

As autoridades também pediram para os clubes reorientarem os gastos na formação de atletas ao longo prazo, em vez de gastar muito para trazer atletas de ponta como Tévez, que recebe 38 milhões de euros por ano.