Topo

Aumbameyang marca e Borussia Dormtund é campeão da Copa da Alemanha

27/05/2017 17h38

Berlim, 27 Mai 2017 (AFP) - O Borussia Dortmund, derrotado nas três últimas vezes que chegou à final da competição, se sagrou campeão da Copa da Alemanha ao derrotar por 2 a 1 o Eintracht Frankurt, neste sábado na final disputada em Berlim.

O francês Ousmane Dembélé, uma das revelações da temporada, abriu o placar para o Borussia aos 8 minutos de jogo, mas aos 29 o croata Ante Revic deixou tudo igual para o Eintracht. No segundo tempo, um pênalti convertido por Pierre-Emerick Aubameyang aos 22 definiu a partida.

O atacante gabonês voltou a ser fundamental, depois de terminar a temporada como artilheiro da Bundesliga, com 31 gols.

O título é o quarto da Copa da Alemanha na história do Borussia Dortmund (1965, 1989 e 2012), empatando inclusive com o Eintracht, que tem o mesmo número de conquistas da competição nacional.

Nas três últimas edições da Copa, o Borussia precisou se contentar com o vice-campeonato, após perder duas vezes para na final para o Bayern de Munique (2014, 2016) e outra para o Wolfsburg (2015).

O fim da temporada acaba sendo positivo para o Borussia, que no último fim de semana garantiu o terceiro lugar da Bundesliga, o que lhe dá o direito de disputar a fase de grupos da próxima Liga dos Campeões.

Assim, a equipe deixa para trás os traumas vividos em abril, quando os comandados do técnico Thomas Tuchel sofreram um atentado contra o ônibus da equipe antes da disputa das quartas de final da Champions contra o Monaco. O time francês acabou vencendo o confronto e avançando às semifinais.

- Aubameyang decisivo -Desde o início do jogo, o Borussia Dortmund entrou em campo decidido a dominar a partida em busca do título.

Dembélé abriu o placar logo aos 8 minutos, depois de receber passe do polonês Lukasz Piszczek e chutar colocado, longe do alcance do goleiro do Eintracht.

Marco Reus esteve a ponto de ampliar a vantagem do time de Dortmund aos 15, mas chutou para fora. Logo em seguida, o Eintracht pareceu acordar no jogo com uma cabeçada do americano Tim Chandler (16) que passou perto do gol adversário.

Rebic acabou conseguindo empatar a partida provisoriamente aos 29, após receber passe do sérvio Mijat Gacinovic.

Aos 39, o suíço Haris Seferovic chegou a acertar uma bola na trave que poderia ter colocado o Eintracht em vantagem no intervalo do jogo.

No segundo tempo, o Borussia recuperou o domínio do jogo e se recolocou em vantagem aos 22, com cobrança perfeita de pênalti de Aubameyang.

Nos minutos finais, Bartra precisou ser substituído por lesão mas a defesa do Borussia continuou sólida, sem dar chances para o Eintracht empatar novamente o jogo.