Topo

Valverde assume Barcelona nas próximas duas temporadas

29/05/2017 15h38

Barcelona, 29 Mai 2017 (AFP) - O presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, anunciou Ernesto Valverde como substituto de Luis Enrique no comando da equipe para a próxima temporada, após reunião com a direção do clube, nesta segunda-feira.

Segundo o site da equipe, Valverde vai assumir o banco de reservas por duas temporadas. Bartomeu valorizou o treinador, que é ex-jogador do Barça e tem "estilo próprio do clube e alta capacidade de trabalho".

Confirmando os rumores da imprensa esportiva, Valverde vai assumir o recente campeão da Copa do Rei aos 53 anos de idade. As quatro últimas temporada a frente do Athletic de Bilbao credenciaram o treinador à vaga deixada por Luis Enrique.

Ernesto vai ser apresentado na próxima quinta-feira (1).

"Conversei com Valverde e comuniquei nossa decisão. Ele está muito feliz e com muita vontade. Treinar o Barça é um desafio apaixonante", falou Bartomeu.

"Tem capacidade, critério e conhecimento. É um amante do futebol de base", indicou o presidente. Valverde defendeu o clube catalão entre 1988 e 1990, período comandado pelo revolucionário treinador Johan Cruyff.

- Imenso desafio -Bartomeu elogiou a "grande contribuição" de Luis Enrique ao clube. O treinador anunciou, em março, que não seguiria no comando da equipe e se despediu com o título da Copa do Rei, no sábado, ao vencer o Alavés. Foram nove conquistas em três temporadas.

"Somos um clube auto-exigente que sempre busca a excelência", comentou Bartomeu, após temporada sem títulos nos principais campeonatos. Os catalães foram vice-campeões do Campeonato Espanhol e caíram para a Juventus nas quartas de final da Liga dos Campeões.

"O desafio é manter as vitórias esportivas", insistiu o mandatário.

Valverde chega ao Barcelona com a missão de reconstruir o time, depois de demonstrar sinais de fraqueza após uma década de domínio no futebol espanhol.

Famoso por combinar firmeza e diplomacia, o treinador conseguiu o título da Supercopa da Espanha, em 2015, quando comandava os bascos, na decisão contra o próprio Barcelona.

No mesmo período, Valverde conseguiu classificar o time para a Liga dos Campeões uma vez, além de três classificações para a Liga Europa.

O treinador foi responsável por lançar jovens talentos no clube basco, algo muito esperado dentro do Barça, onde a média de idade subiu perigosamente. Dentre as grandes estrelas, Lionel Messi, Luis Suárez, Piqué e Iniesta estão próximos ou já atravessaram a barreiras dos 30 anos.

Outra incógnita é ver como Valverde vai administrar os principais nomes do time, a começar pelo trio ofensivo MSN, formado por Messi, Suárez e o brasileiro Neymar.

O estilo de jogo veloz e de passes rápidos, marca clássica da equipe catalã, é outro objetivo a ser reconquistado pelo Barcelona, em baixa após anos de muitas conquistas.

A carreira de Valverde conta com passagens por Valencia, Villarreal, Olympiakos e Espanyol. Na Grécia, o treinador levantou cinco títulos.

bur-avl/am/fa