Esporte

Real-Juventus, replay da final que marcou renascimento merengue

30/05/2017 14h11

Cardiff, Reino Unido, 30 Mai 2017 (AFP) - No dia 20 de maio de 1998, Real Madrid e Juventus disputaram a final da Liga dos Campeões, em Amsterdam, onde os merengues venceram por 1 a 0, marcando o renascimento do clube espanhol.

19 anos depois, as duas equipes voltam a se encontrar em outra decisão da Champions no próximo sábado, em Cardiff. A partida é carregada de simbolismo para o Real, já que o primeiro duelo teve efeito balsâmico, depois de décadas sem vitórias.

Os espanhóis foram campeões do torneio cinco vezes, entre 1956 e 1960. A sexta taça chegou ao Santiago Bernabéu pouco depois, em 1966. Depois disso, a sétima conquista só veio 32 anos depois, no duelo contra a Velha Senhora.

O hiato de títulos foi encerrado com um único gol do montenegrino Pedja Mijatovic, aos 22 minutos do segundo tempo.

"Dia 20 de maio de 1998 foi o dia mais importante da história do clube", afirmou recentemente à Radio Marca o capitão do Real Madrid à época, Manolo Sanchís.

O italiano Christian Panucci, lateral da equipe naquela final, lembrou a importância da conquista.

"Foi algo muito importante, porque vi as pessoas chorando de felicidade depois de 32 anos de espera. Tinham quatro milhões de pessoas no Paseo de la Castellana", local onde os torcedores costumam comemorar as vitórias, indicou o italiano para a Cadena Cope.

- Final de 1981 e semifinal de 1988 -Em 1981, o Real Madrid foi vice-campeão do torneio, perdendo a decisão para o Liverpool por 1 a 0 no Parque dos Príncipes. Em 1988, a famosa Quinta del Buitre foi eliminada nas semifinais para o PSV, que se sagraria campeão contra o Benfica.

Naquele ano, o Real era formado por Emilio Butragueño, Miguel González 'Michel', Manuel Sanchís, Rafael Martín Vázquez e Miguel Pardeza, equipe que teve sucesso nos anos 1980.

Após vencer a Copa da Uefa, atual Liga Europa, em 1985 e 1986, a equipe parecia destinada a levantar a Copa da Europa, atual Liga dos Campeões, em 1988. O time eliminou a Napoli, de Diego Maradona, o Porto e o Bayern de Munique, mas caiu para os holandeses apesar de dominar o jogo. A grande chance de acabar com a seca foi adiada.

O Real Madrid teria que esperar outros dez anos para levantar, por fim, a tão esperada "sétima" taça da Europa, sob o comando do presidente Lorenzo Sanz.

- A era de Florentino Pérez -A conquista espantou o azar. Em 2000, 2002, 2014 e 2016, os espanhóis venceram sob o mandato de Florentino Pérez e chegaram a incríveis 11 "orelhudas", apelido amigável para o troféu da competição.

Pérez instaurou, como modelo econômico, a política de contratar grandes estrelas, devido ao retorno financeiro que os principais craques do planeta geram.

Com o projeto, chegaram Luis Figo, Ronaldo, David Beckham e Zinedine Zidane, na primeira era galática da equipe. Agora, Cristiano Ronaldo e Gareth Bale lideram os estrelados da capital espanhola.

Atual treinador de CR7 e companhia, Zidane defendeu a Juventus como jogador e perdeu duas finais consecutivas da Liga dos Campeões, em 1997 e 1998.

O talento do francês levou a seleção do seu país a levantar a Copa do Mundo de 1998 e a Eurocopa, conquistas que o credenciaram para ser contratado por Florentino em 2001. Zizou se transferiu para tentar levantar o único título que faltava em seu vasto hall de taças.

Logo no ano seguinte, o líder dos galáticos levou a final de 2002 contra o Bayer Leverkusen francês, marcando gol decisivo na vitória por 2 a 1 contra o alemães, em Glasgow.

Zidane é o único sobrevivente daquela final entre Juventus e Real Madrid, em 1998, apesar de ter mudado de lado.

A decisão vencida pelo Real Madrid o fez sofrer, mas Zizou não imaginava que seus maiores êxitos jogador por clubes chegariam com os merengues.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo