Esporte

Buffon, possível Bola de ouro em busca da 1ª Liga dos Campeões

31/05/2017 14h44

Milão, 31 Mai 2017 (AFP) - A Juventus espera colocar fim aos 21 anos de espera para levantar a Liga dos Campeões, no sábado, contra o Real Madrid, sabendo que a vitória em Cardiff pode ajudar Gianluigi Buffon a vencer a próxima Bola de Ouro, prêmio que não é dado a um goleiro há 54 anos.

Muitos consideram Buffon candidato a vencer a taça de melhor jogador da temporada, sobretudo se conseguir mais um título no ano. A Champions é uma das únicas grandes taças que faltam em sua vitoriosa carreira, que vem do hexacampeonato italiano consecutivo e o recorde de três dobletes (Liga e Copa).

Apesar do domínio de Cristiano Ronaldo nos últimos anos e da eterna sombra de Lionel Messi, a aposta na premiação de Buffon não deve ser descartada. A primeira e última vez que um goleiro venceu a nomeação foi em 1963, com o russo Lev Yashin.

Outros estiveram próximos de repetir a façanha, inclusive Buffon, em 2006. O arqueiro acabou na vice-colocação, atrás do compatriota Fabio Cannavaro.

Mas o italiano terá que se desdobrar para equiparar a conquista de Yashin, o lendário goleiro conhecido por suas defesas acrobáticas nos anos 1960, que o renderam o apelido de "Aranha Negra".

- Seguir os pasos de Yashin -Gianni Rivera, mito do Milan e segundo colocado na votação que consagrou Yashin, aposta em Buffon para vencer o prêmio nesta temporada. Mas Rivera avalia que o italiano precisaria vencer a Champions para efetivar a candidatura ao prêmio.

"Foi uma vez história, mas foi correto dar o prêmio para Yashin", revelou Rivera em entrevista ao jornal Corriere della Sera.

"Só me dei conta que tinha sido o segundo depois", contou o arqueiro, que acredita que "Buffon merece vencer pelo que ainda faz nos gramados. Se vencer a Liga dos Campeões com a Juventus, vai ser a coroação gloriosa para uma carreira extraordinária".

Com 39 anos de idade e a caminho de mais uma Copa do Mundo, momento que muitos apostam que pode ser sua despedida dos campos, Buffon se mantém entre os melhores em sua posição no mundo.

Nesta temporada, a Juventus passou a jogar de maneira mais ofensiva, com a formação 4-2-3-1 da moda, priorizando a defesa. Foram apenas três gols sofridos durante toda competição continental, sem contar nos dois duelos sem ver as redes serem balançadas pelo poderoso trio ofensivo do Barcelona, formado por Messi, Neymar e Luis Suárez.

Não é a toa que Buffon é considerado "Presidente do Parlamento" juventino. O goleiro esteve nos momentos de glória e de terror da equipe, como quando a Velha Senhora foi rebaixada para a Serie B por conta de manipulação de resultados.

A última vez que a Juve levantou a Copa da Europa foi em 1996, quando o time de Turim superou o Ajax no Estádio Olímpico de Roma.

- Duelo com CR7 -Depois dos vice-campeonatos de 1997 e 1998, os italianos voltaram a ser derrotados nas finais de 2003 e 2015. A Juventus carrega o amargo recorde de seis finais da Liga dos Campeões perdidas.

Acabar com a maldição seria a chave de ouro da carreira de Buffon, considerado recentemente pela publicação France Football "o único rival de Cristiano Rolando" na briga pela Bola de Ouro de 2017. A opinião é importante, já que é a própria revista organiza a premiação.

O companheiro de equipe Giorgio Chiellini falou, na última segunda-feira, que Buffon "merece o prêmio, não pelo que já fez, mas pelo que continua fazendo dentro de campo".

"Tive a sorte de tê-lo como meu goleiro durante praticamente toda minha carreira. Ele merece a Bola de Ouro pelo que fez esse ano. Espero que vença, mas que seja consequência do nosso título em Cardiff", concluiu o zagueiro.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo