Esporte

Valverde promete trazer de volta toque de bola característico do Barça

01/06/2017 15h03

Madri, 1 Jun 2017 (AFP) - O novo técnico do Barcelona, Ernesto Valverde, chegou ao clube catalão disposto a recolocar em prática o característico jogo de toque de bola da equipe, com o qual espera melhorar ainda mais o rendimento do craque argentino Lionel Messi.

Valverde, que assinou com o clube por duas temporadas para substituir Luis Enrique, lembrou que os últimos técnicos da equipe "trabalharam com um denominador comum que é o selo do Barça, o estilo do Barça, algo reconhecido mundialmente independentemente de quem está em campo".

"Nesse sentido, eu conheço porque trabalhei aqui, preciso me readaptar, mas minha ideia é aprofundar esse estilo, trazer ele de volta", declarou o novo técnico em sua apresentação oficial. Valverde foi jogador do Barça entre 1988 e 1990 sob o comando de Johan Cruyff, criador do estilo característico de jogo do clube.

O ex-técnico do Athletic Bilbao quer ajudar seus novos jogadores, de olho em ser "uma equipe melhor, criando uma ideia de equipe que nos impulsione".

Valverde se considerou afortunado por poder treinar Messi, "o melhor jogador que vi num campo de jogo".

"Eu o conheço de jogar contra ele, mas nunca foi meu técnico e não sei sua maneira de trabalhar, então nos conheceremos depois da apresentação", declarou nesta quinta-feira Messi, em evento na China.

- Otimista com renovação de Messi -"Espero poder desfrutar de seu jogo, ajudar a melhorar, se é que tem algo a melhorar, e que continue nos surpreendendo dia após dia", declarou o técnico sobre Messi. Valverde afirmou não estar preocupado com o fato do craque argentino não ter renovado o contrato com o Barça, com o qual tem vínculo até junho do ano que vem.

"As informações que tenho é que todo mundo é otimista a respeito disso, então eu também estou otimista", disse Valverde durante a coletiva de imprensa, com o diretor esportivo do clube, Robert Fernández, ao seu lado.

Valverde e Fernández não quiseram falar sobre possíveis saídas e contratações, alegando que ainda precisam se reunir para conversar sobre o assunto com mais tranquilidade.

"A análise do elenco será feito na hora certa, confio na parte esportiva do clube", declarou Valverde, que também considerou prematuro adiantar como sua equipe irá jogar, mas que "tudo passa por ter o controle do jogo e mandarmos em campo".

Valverde elogiou seu antecessor, Luis Enrique, criticado por supostamente fugir do tradicional estilo de toque de bola do Barça para implementar um esquema mais direto em busca de Messi, Neymar e Luis Suárez, com menos aproveitamento dos jogadores formados na base.

- Vencer todas as competições -O ex-técnico do Athletic Bilbao chega ao Barça para impulsionar uma equipe que nesta temporada só ganhou a Copa do Reie a Supercopa da Espanha, títulos de pouca expressão para o que se espera de Messi, Neymar, Suárez e companhia.

"Nossa intenção é ganhar todas as competições que possamos e nos ressarcir de não poder ter vencido a Liga nesta temporada", adiantou o técnico, que começará a próxima temporada com um clássico em agosto contra o Real Madrid, pela Supercopa da Espanha.

O técnico pretende começar a pré-temporada em 12 de julho ou um pouco mais tarde, mas afirmou que "os jogos prévios a essa Supercopa são importantes para que os jogadores entrem no ritmo que queremos".

Na pré-temporada, o Barça jogará três amistosos nos Estados Unidos contra Juventus, Manchester United e real Madrid.

gr/am

JUVENTUS FOOTBALL CLUB

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo