Esporte

Dani Alves e Marcelo, herdeiros de Cafu e Roberto Carlos, duelam em Cardiff

02/06/2017 16h39

Cardiff, Reino Unido, 2 Jun 2017 (AFP) - "São dois pontas disfarçados de laterais". A frase, do argentino Marcelo Bielsa, resume o pedigree futebolístico de Daniel Alves (Juventus) e Marcelo (Real Madrid), que se enfrentam neste sábado na final da Liga dos Campeões, em Cardiff, no País de Gales.

"Eu me vejo como Marcelo, não como o sucessor de Roberto Carlos. Sou o Marcelo e assim quero que me vejam". O lateral-esquerdo do Real Madrid respondeu desta forma à AFP uma pergunta feita há 10 anos em Montreal, durante o Mundial sub-20 no Canadá. O jogador acabava de deixar o Fluminense para jogar no Real Madrid e as comparações com Roberto Carlos, ídolo do time merengue, eram inevitáveis.

Quatro anos antes, Daniel Alves era o lateral-direito da seleção sub-20 do Brasil no Mundial-2003. Também era comparado com outra lenda do futebol brasileiro, Cafu, e isso o ajudava a ser aspirante ao prêmio de melhor jogador do torneio.

Cafu havia sido um ano antes, em 2002, o capitão da seleção brasileira que conquistou o penta na Copa da Coreia e Japão.

"Independentemente de ser o melhor jogador, o mais importante é ser campeão do mundo sub-20. Se você consegue o prêmio de melhor jogador, mas não conquista o título, não serve para nada", afirmou Daniel Alves à AFP naquela ocasião.

O Brasil acabou conquistando o título, enquanto o prêmio individual ficou com Ismail Matar, dos Emirados Árabes.

- Elogios de Roberto Carlos -"Eu tinha mais potência que o Marcelo, ele é mais habilidoso, mais inteligente. Ninguém tira a bola dele. Ele tem mais qualidade, eu era mais forte e tinha a bola parada. E correr, também é preciso correr", afirmou Roberto Carlos nesta temporada.

"Para mim, Marcelo é o melhor lateral-esquerdo do mundo. Está fazendo história no Real Madrid e jogando muito bem. É um dos capitães, um líder", completou.

"Sabemos da importância que Marcelo tem para nossa equipe. É um jogador fundamental. Vive o melhor momento da carreira", confirmou em maio o técnico do Real, Zinedine Zidane.

Marcelo e Dani Alves, os herdeiros de Roberto Carlos e Cafu, se enfrentam neste sábado na final da Liga dos Campeões, em Cardiff.

Os dois ainda não conseguiram conquistar uma Copa do Mundo com a seleção principal do Brasil, ao contrário de seus antecessores, mas tiveram uma carreira de enorme sucesso a nível de clubes na Europa. Um dos dois laterais somará mais um título continental em sua galeria de conquistas neste sábado.

Daniel Alves, aos 34 anos, buscará seu quarto título de Champions, após três conquistas com o Barcelona, enquanto Marcelo, 29 anos, tentará um terceiro troféu com o Real.

O ex-jogador do Barcelona disputará neste sábado sua terceira final contra o Real Madrid e o retrospecto não é bom: o Barça perdeu para o arquirrival nas finais da Copa do Rei em 2011 e 2014.

- Duelos anteriores em finais -Marcelo estava em campo apenas na final de 2011. Em 2014, não pôde jogar devido à lesão na coxa. Com isso, enfrentará Dani Alves pela segunda vez numa grande decisão.

Como laterais de lados opostos do campo, os dois brasileiros ficarão frente a frente durante todo o jogo.

Ambos são elogiados pela capacidade ofensiva, apesar de sofrerem algumas críticas a nível defensivo. O ex-jogador inglês Rio Ferdinand, hoje comentarista televisivo, descorda.

"Alves segue sendo o melhor na lateral. É o melhor com a bola, defende quando necessário, vimos isso contra o barcelona, colocou Neymar no bolso", analisou Ferdinand.

O duelo contra o Barcelona, pelas quartas de final da Champions, serviu para que Daniel Alves se vingasse da diretoria do time catalão, que não quis renovar seu contrato por dois anos, como queria o jogador, e o deixou sair de graça para a Juventus.

Marcelo pode se gabar de elogios recebidos há alguns anos de Diego Maradona. "Sem contar Messi e Cristiano Ronaldo, Marcelo é o melhor jogador do Campeonato Espanhol, sem dúvida", declarou o astro argentino.

Neste sábado em Cardiff, um dos dois sairá vitorioso deste atrativo duelo de laterais brasileiros.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo