Esporte

Nadal atropela e vai às oitavas de Roland Garros; Djokovic avança com dificuldade

02/06/2017 15h41

Paris, 2 Jun 2017 (AFP) - O espanhol Rafael Nadal se classificou às oitavas de final de Roland Garros ao atropelar o georgiano Nikoloz Basilashvili em três sets e com direito a dois 'pneus', enquanto o sérvio Novak Djokovic penou para superar o argentino Diego Schwarzman.

Nadal, que busca seu décimo título em Paris, precisou ficar apenas uma hora e 30 minutos na quadra Philippe Chatrier para fechar a terceira partida em três sets no torneio, desta vez com impressionante placar de 6-0, 6-1, 6-0.

O atual número 4 do mundo submeteu Basilashvili a um festival de winners de direita, intimidando o georgiano, totalmente indefeso em quadra. A vitória foi a mais contundente da carreira de Nadal em 13 participações no Grand Slam francês.

Nadal jogará nas oitavas de final contra o compatriota Roberto Bautista Agut, 17º cabeça de chave.

Basilashvili, 25 anos, havia mostrado um bom nível nas últimas semanas, chegando às semifinais do ATP 250 de Lyon (eliminado pelo campeão Jo-Wilfred Tsonga). Também chegou a ganhar neste ano do austríaco Dominic Thiem (em Sófia) e Ivo Karlovic (Memphis).

"Eu já esperava uma partida muito difícil, mas não isso. O placar é bem humilhante, mas preciso aceitar", lamentou após o jogo o georgiano.

Nadal, que festejará seu 31º aniversário neste sábado, disputou a 100ª partida da carreira em uma melhor de cinco sets na carreira sobre saibro. Só perdeu duas vezes (Roland Garros em 2009 e 2015). No ano passado, abandonou o torneio na terceira rodada devido à lesão no punho.

Neste ano, reencontrou seu melhor nível, com vitórias em Monte Carlo, Barcelona e Madri. Só perdeu um jogo na temporada de saibro, contra Thiem em Roma.

Já o número 1 do mundo Novak Djokovic não teve vida fácil e precisou aguentar cinco sets contra o argentino Diego Schwartzman para avançar às oitavas, parciais de 5-7, 6-3, 3-6, 6-1, 6-1.

Sob o olhar sério de seu novo técnico, a lenda americana do tênis Andre Agassi, Djokovic encontrou muita dificuldade para passar pelo aguerrido argentino, famoso por ser um ótimo defensor do fundo de quadra.

As longas trocas de bolas, porém, pareceram cansar Schwartzman, que não aguentou o ritmo a partir do quarto set, quando Djokovic assumiu sua superioridade e dominou sem sustos até fechar a partida.

Nas oitavas, Djoko enfrentará o espanhol Albert Ramos (N.19).

- Thiem mostra força, Goffin lesionado -O próprio Thiem, número 7 do mundo e visto como um dos favoritos a brigar pelo título em Roland Garros, também avançou às oitavas de final, superando o americano Steve Johnson (N.25) em três sets, 6-1, 7-6, 6-3.

O próximo adversário do austríaco será o argentino Horacio Zeballos, que avançou às oitavas devido ao abandono por lesão do belga David Goffin, 10º cabeça de chave.

Goffin vencia a partida por 5-4 no primeiro set quando prendeu o pé na lona da quadra ao tentar salvar um ponto na corrida, torcendo gravemente o tornozelo. Após atendimento médico, o belga não teve condições de voltar ao jogo.

Outro beneficiado pelo abandono do adversário foi o canadense Milos Raonic, número 6 do mundo, que vencia Guillermo Garcia-Lopez por 6-1, 1-0 quando o espanhol sentiu a coxa. Raonic enfrentará agora outro espanhol, Pablo Carreño Busta (N.20).

Na chave feminina, a espanhola Garbiñe Muguruza, quarta cabeça de chave e atual campeã de Roland Garros, seguiu firme no caminho rumo ao bicampeonato ao derrotar a cazaque Yulia Putintseva em dois sets, 7-5, 6-2.

Muguruza terá pela frente a queridinha e maior esperança da torcia francesa, Kristina Mladenovic, que passou pela americana Shelby Rodgers em jogo parelho de três sets, 7-5, 4-6, 8-6.

- Resultados de sexta-feira em Roland Garros:

Homens (3ª rodada):

Milos Raonic (CAN/N.5) x Guillermo García-López (ESP) 6-1, 1-0 (abandono)

Pablo Carreño (ESP/N.20) x Grigor Dimitrov (BUL/N.11) 7-5, 6-3, 6-4

Roberto Bautista (ESP/N.17) x Jiri Vesely (RTC) 6-3, 6-4, 6-3

Horacio Zeballos (ARG) x David Goffin (BEL/N.10) 4-5 (abandono)

Rafael Nadal (ESP/N.4) x Nikoloz Basilashvili (GEO) 6-0, 6-1, 6-0

Dominic Thiem (AUT/N.6) x Steve Johnson (EUA/N.25) 6-1, 7-6 (7/4), 6-3

Albert Ramos (ESP/N.19) x Lucas Pouille (FRA/N.16) 6-2, 3-6, 5-7, 6-2, 6-1

Novak Djokovic (SRV/N.2) x Diego Schwartzman (ARG) 5-7, 6-3, 3-6, 6-1, 6-1

Mulheres (3ª rodada):

Jelena Ostapenko (LET) x Lesia Tsurenko (UCR) 6-1, 6-4

Samantha Stosur (AUS/N.23) x Bethanie Mattek-Sands (EUA) 6-2, 6-2

Garbiñe Muguruza (ESP/N.4) x Yulia Putintseva (KAZ/N.27) 7-5, 6-2

Kristina Mladenovic (FRA/N.13) x Shelby Rogers (EUA) 7-5, 4-6, 8-6

Svetlana Kuznetsova (RUS) x Shuai Zhang (CHN) 7-6 (7/5), 4-6, 7-5

Venus Williams (EUA/N.10) x Elise Mertens (BEL) 6-3, 6-1

Timea Bacsinszky (SUI/N.30) x Ons Jabeur (TUN) 6-2, 6-2.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo