Esporte

Irã é 3ª seleção classificada para a Copa do Mundo-2018

12/06/2017 16h13

Teerã, 12 Jun 2017 (AFP) - O Irã se tornou a terceira seleção a garantir uma vaga na Copa do Mundo-2018, se juntando à anfitriã Rússia e ao Brasil, graças à vitória sobre o Uzbequistão (2-0), nesta segunda-feire em Teerã, pela 8ª rodada das eliminatórias asiáticas.

Os três pontos somados permitem ao Irã garantir uma das duas primeiras posições do Grupo A, sinônimo de vaga direta na Copa do Mundo do ano que vem (14 de junho-15 de julho). Esta é a quinta vez que a seleção persa disputará o Mundial.

Restam 29 vagas em disputa para a Copa do Mundo.

Nesta segunda-feira, o Irã construiu sua vitória sobre o Uzbequistão com gols de Sardar Azmoun e Mehdi Taromi.

Na primeira colocação com 20 pontos, os iranianos não podem mais ser alcançados pelo próprio Uzbequistão, terceiro colocado com 12 pontos, o que lhe valeria a disputa da repescagem. Os uzbeques poderão se classificar diretamente caso terminem na frente da Coreia do Sul, atual segundo colocado com 13 pontos, mas com uma partida a menos.

A equipe iraniana, 30º colocada no ranking da Fifa, jamais havia se classificado para duas Copas do Mundo consecutivas.

Nas quatro participações anteriores (1978, 1998, 2006 e 2014), o Irã foi eliminado logo na fase de grupos. Em 12 jogos em Mundiais, soma apenas uma vitórias, com 3 empates e 8 derrotas.

Na Rússia, a seleção treinada pelo português Carlos Queiroz apostará em sua forte defesa para fazer uma boa campanha. O Irã não sofreu gol em oito jogos nas eliminatórias.

No Grupo B das eliminatórias europeias, o Japão, a Austrália e a Arábia Saudita, todos empatados na liderança, disputam as duas vagas diretas para a Copa do Mundo-2018. Os japoneses, que têm um jogo a menos, terão a oportunidade de abrir ótima vantagem em caso de vitória nesta terça-feira contra o Iraque.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo