Esporte

Coreia do Sul pensa em Mundial de 2030 com China, Japão e Coreia do Norte

Ahn Young-joon/Pool/Reuters
O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in Imagem: Ahn Young-joon/Pool/Reuters

13/06/2017 16h09

A Coreia do Sul anunciou, nesta terça-feira, que pretende apresentar uma candidatura com China, Japão e Coreia do Norte para sediar a Copa do Mundo de 2030, manobra com a qual espera terminar com o isolamento de Pyongyang.

O novo presidente sul-coreano Moon Jae-in falou da iniciativa com o presidente da Fifa, Gianni Infantino, na última segunda-feira.

"Queremos começar as conversas com China e Japão sobre esse projeto o quanto antes", explicou à AFP o porta-voz da Federação Coreana (KFA), Cho Jun-Heon.

Coreia do Sul e Japão já organizaram de maneira conjunta o Mundial de 2002, deixando de lado a vizinha do norte, que estava oficialmente em guerra.

Segundo o presidente da KFA, Chung Mong-Gyu, a Coreia do Norte, que atualmente não tem nenhuma relação diplomática com Japão e Coreia do Sul, estaria disposta a participar da organização, caso todas as partes estejam de acordo.

Chung acrescentou que a China poderia apresentar candidatura de forma individual, como já indicaram algumas autoridades chinesas.

Ainda assim, Moon avaliou que o esporte pode ser protagonista para diminuir as tensões entre as duas Coreias.

Nesse sentido, o governo de Seul garantiu que Infantino reconheceu que uma organização conjunta serviria para alcançar a paz, tanto na península coreana como no resto da região asiática.

O presidente da Fifa também declarou que respeita o projeto de Moon e que vai discutir o assunto com o presidente da China, Xi Jinping, na quarta-feira.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo