Esporte

Justiça espanhola denuncia Cristiano Ronaldo por sonegar EUR14,7 milhões

13/06/2017 16h48

Madri, 13 Jun 2017 (AFP) - A Procuradoria de Madri apresentou nesta terça-feira uma denuncia contra o atacante português do Real Madrid Cristiano Ronaldo, acusado de se aproveitar de uma estrutura corporativa para sonegar 14,7 milhões de euros da Receita espanhola.

Na denúncia, o astro português é acusado de "quatro delitos contra a Receita cometidos entre os anos de 2011 e 2014", que supõe "uma fraude tributária de 14.768.897,40 euros", informou em nota o Ministério Público.

A Procuradoria considera que Cristiano Ronaldo utilizou "uma estrutura corporativa criada em 2010 para esconder do fisco as rendas oriundas dos direitos de imagem na Espanha, algo que supõe uma violação 'voluntária' e 'consciente' de suas obrigações ficais na Espanha", segundo esta mesma fonte.

Desde Lisboa, o advogado do astro português, Antonio Lobo Xavier, declarou que "estas informações são uma surpresa para o jogador (...) Cristiano Ronaldo declarou seus ganhos em relação aos direitos de imagem em 2014, o que implica também nos três anos anteriores".

A denúncia, baseada no relatório remetido à procuradoria pela Agência Tributária espanhola, considera que, na perspectiva de um contrato com o Real Madrid, que acabou sendo assinado em junho de 2009, Cristiano "simulou ceder seus direitos de imagem a uma empresa" com sede "nas Ilhas Virgens Britânicas e da qual era o único sócio".

- Empresa de fachada -Por sua vez, esta mesma empresa cedeu os direitos a outra empresa "com sede na Irlanda e com nome de Multisports&Image Management LTD que, de fato, se dedicou à gestão e exploração dos direitos de imagem" do jogador, completou a nota.

A Procuradoria espanhola considera que a primeira cessão "tinha como única finalidade a interposição de uma fachada para ocultar" da Receita espanhola "a totalidade das receitas obtidas pelo denunciado pela exploração de sua imagem".

O Ministério Público afirmou que, em sua declaração de impostos em 2014, Cristiano declarou receitas espanholas entre 2010 e 2014 de 11,5 milhões de euros, quando na realidade teriam sido "43 milhões de euros".

O jogador também "não incluiu voluntariamente" receitas, segundo o fisco espanhol, de 28,4 milhões de euros procedentes de direitos de imagem através de outra empresa para o território espanhol.

Diante destes fatos, a procuradoria decidiu apresentar a denúncia, citando como jurisprudência o caso do astro argentino do Barcelona Lionel Messi, condenado a 21 meses de prisão por sonegar 4,16 milhões de euros em direitos de imagem entre 2007 e 2009 através de um esquema corporativo semelhante.

A denúncia acaba manchando a grande fase dentro de campo do português, campeão da Liga dos Campeões com o Real Madrid e que se encontra atualmente concentrado com sua seleção para disputar a Copa das Confederações na Rússia.

- Cristiano está "tranquilo" -Após ficar sabendo que a Agência Tributária havia enviado seu relatório à procuradoria para que julgasse se seria denunciado, Cristiano havia afirmado em entrevista à emissora espanhola Mega: "Estou muito tranquilo".

"Sei que essas coisas se solucionarão com a melhor decisão, então estou bem", continuou o jogador, que no ano passado teve o nome vinculado ao escândalo do caso "Football Leaks", uma investigação realizada em conjunto por 12 meios de comunicação europeus.

Segundo esta investigação, Cristiano Ronaldo é suspeito de ter "escondido 150 milhões de euros em paraísos fiscais, graças a instalações offshore na Suíça e nas Ilhas Virgens Britânicas".

A investigação também cita outros jogadores do atual elenco do Real Madrid, como o croata Luka Modric e os portugueses Fábio Coentrão e Pepe.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo