Topo

Estrelato de Jorge Mendes ofuscado por supostas fraudes fiscais

20/06/2017 15h17

Paris, 20 Jun 2017 (AFP) - Falcao, Coentrão, Mourinho e sobretudo Ronaldo: apenas alguns meses depois das revelações do "Football Leaks", os clientes mais midiáticos de Jorge Mendes estão na mira da justiça, que investiga as práticas do agente português.

Os comunicados da sociedade Gestifute para imprensa, escassos antes de dezembro de 2016, se multiplicaram a partir da virada do ano, especialmente para desmentir informações.

A empresa do emblemático empresário, um dos agentes mais conhecidos e poderosos do futebol mundial, ao lado do ítalo-holandês Mino Raiola, acumula declarações oficiais de inocência para tentar preservar sua imagem e de seus clientes.

- Furacão 'Football Leaks' -No marco das revelações da "Football Leaks", investigação colaborativa de vários membros da imprensa europeia que foi divulgada em dezembro, as supostas práticas de Mendes para otimizar os ganhos de seus clientes saíram das sombras, especialmente sobre direitos de imagem.

Segundo o consórcio de imprensa EIC, os valores de receita publicitária escondido das administrações de receita fiscal seria superior aos 185 milhões de euros, "por meio de empresas fantasma e de contas em paraísos fiscais, como Irlanda, Ilhas Virgens Britânicas, Panamá ou Suíça".

Até agora, Mendes caminhava pelos bastidores do mundo do futebol, apesar da notoriedade e do prestígio de seus clientes: o lateral esquerdo Fabio Coentrão, o zagueiro brasileiro naturalizado português Pepe, o técnico José Mourinho e sobretudo Cristiano Ronaldo, todos eles ligados ao Real Madrid em alguma medida.

- Luz e taquígrafos -Mendes, de 51 anos, foi chamado a depor pela justiça espanhola, dia 27 de junho, por suposta fraude fiscal do atacante colombiano do Monaco, Radamel Falcao.

A procuradoria de Madri continuou a investigação do atacante colombiano em maio, acusado de fraude fiscal de 5,6 milhões de euros, na época que defendia o Atlético de Madri (2011-2013).

Coentrão, por outro lado, é suspeito de ter escondido aproximadamente 1,3 milhões de euros de receita. Já o técnico José Mourinho, atual comandante do Manchester United, é acusado de esconder 3,3 milhões de euros.

Mas se existe algum de seus clientes que está no olho do furacão é o quatro vezes Bola de Ouro, Cristiano Ronaldo, que disputa a Copa das Confederações com Portugal. CR7 é acusado de esconder 14,7 milhões e foi chamado para depor no dia 31 de julho.

- Técnicas similares -A procuradoria de Madri acusa Ronaldo de ter montado uma estrutura "para esconder as receitas de direito de imagem geradas na Espanha", entre 2010 e 2014.

Segundo o ministério público, Ronaldo simulou ceder os direitos de imagem para uma sociedade de nome Tollin Associates LTD, localizada nas Ilhas Virgens Britânicas. Esta empresa cedeu os direitos para outra na Irlanda, chamada Multisports&Image Management LTD, com o objetivo de "cobrir todas as receitas obtidas do olhar do fisco espanhol".

Casualidade ou não, a Multisports&Image Management é a mesma empresa que explorou os direitos de imagem de Coentrão.

A justiça espanhola começa a se interessar pelos negócios dos empresários de jogadores de futebol. No final de maio, o Tribunal Supremo da Espanha confirmou a condenação por fraude fiscal do argentino Lionel Messi, apesar de no seu caso os assessores fiscais não terem sido perseguidos.

Muito próximo de Mendes, já que o agente é inclusive o padrinho do filho de Ronaldo, o jogador afirmou que "tem a consciência tranquila".

Mas os meios de comunicação lusos e espanhóis informaram que o astro do Real Madrid, irritado por ter sido tratado como um "delinquente", avalia a opção de deixar a Espanha, depois de conquistar três Ligas dos Campeões com o time merengue.

Isso significaria uma indenização por rescisão de contrato histórica, o que poderia trazer ainda mais benefícios para Mendes.

cda-jed/iga/psr/fa