Topo

Singapura sem pressa para renovar contrato com F1

20/06/2017 12h29

Singapura, 20 Jun 2017 (AFP) - As autoridades de Singapura não estão com pressa para renovar o contrato com a Fórmula 1 para a organização de seu Grande Prêmio, afirmou nesta terça-feira o Ministério do Comércio do país do sudeste asiático.

"As negociações para a renovação do contrato com a F1 estão em andamento e nenhuma decisão foi tomada", explicou à AFP um porta-voz do ministério em relação às conversas com os dirigentes da categoria do automobilismo.

"O processo precisa ser minucioso para examinar os termos do contrato e seus benefícios eventuais", explicou a mesma fonte.

O calendário provisório da próxima temporada da Fórmula 1, divulgado na segunda-feira pela Federação Internacional do Automóvel (FIA), prevê a realização do GP de Singapura em 16 de setembro de 2018.

Mas, assim como no caso do GP da China, agendado para Xangai em 8 de abril de 2018, um asterisco explica que "falta a confirmação dos detentores dos direitos comerciais".

A corrida urbana de Singapura acontece de maneira ininterrupta desde 2008 e é realizada à noite, com o intuito de maximizar o número de telespectadores europeus, devido à grande diferença de fuso horário.

Para justificar a hesitação na renovação de contrato, os organizadores citam a diminuição no número de espectadores, que passou de 87.000 em 2015 para 73.000 no ano passado.

Caso as negociações fracassem, a F1 não estará mais presente nesta região do mundo a partir de 2018.

A Malásia, país-vizinho, organizava um GP de F1 desde 1999, mas optou por não renovar o contrato ao fim da atual temporada.

Os proprietários americanos da F1 poderiam apostar, segundo rumores, na Indonésia, que tem enorme potencial de mercado, com mais de 255 milhões de habitantes.

smr-el/am