Topo

Cristiano Ronaldo: Bola de Ouro e multinacional

21/06/2017 12h37

Paris, 21 Jun 2017 (AFP) - Favorito para conquistar a quinta Bola de Ouro em sua carreira, o português Cristiano Ronaldo também é consagrado na gestão financeira, apesar dos recentes problemas com a Receita Federal.

O atacante do Real Madrid é o jogador mais bem pago do mundo, graças ao salário de super-estrela, mas também por sua capacidade de transformar em receita a sua imagem pública.

Depois de ter conquistado o Campeonato Espanhol e a Liga dos Campeões nesta temporada, o astro venceu também outro título: o de esportista com maior receita no mundo, pelo segundo ano consecutivo. Quem afirma é a revista americana Forbes, que publica a lista dos atletas mais bem pagos do a cada ano.

O português, campeão da Eurocopa em 2016, embolsou 93 milhões de dólares nos últimos 12 meses, entre salário (58 mi) e contratos publicitários (35 mi).

As cifras são superiores a de outras estrelas, como o jogador de basquete LeBron James - segundo mais bem pago, com 86,2 milhões de dólares - e o argentino Lionel Messi - terceiro com 80 milhões.

Mas nem tudo são flores na gestão financeira do craque da Ilha da Madeira. Na última terça (21), as autoridades judiciais espanholas anunciaram que Cristiano Ronaldo foi convocado para depor em 31 de julho, investigado por suposta fraude fiscal de 14,7 milhões de euros em pagamentos de direitos de imagem.

Além do gordo salário anual por suas façanhas dentro de campo, CR7 se transformou em uma marca atrativa, que cresce com força a cada ano.

A imagem do ícone mundial ultrapassa a esfera esportiva. Nas redes sociais, Ronaldo tem 275 milhões de seguidores, número superior ao de qualquer esportista. O jogador atraiu mais de uma dezena dos patrocinadores mais importantes do mundo.

- 'Imagem vitalícia da Nike' -Desde a companhia de telefones SFR até a marca de relógios suíços Tag Heuer, passando pela marca japonesa KONAMI de videogames, a fabricante de lubrificantes automobilísticos Castrol ou a empresa aérea Emirates, todos apostam por um segundo de publicidade em que Ronaldo apareça.

Mas foi com a americana Nike que CR7 assinou o contrato de mais longo prazo.

Principal imagem da marca de itens esportivos desde 2003, CR7 recebe pelo menos 20 milhões de euros por ano da companhia, depois da renovação de contrato.

O atacante do Real Madrid considera o vínculo vitalício: "Sou um membro desta família. É o melhor contrato que tive em toda minha carreira", declarou o português em um vídeo publicado pela Nike.

- CR7 por todos os lados -Segundo a Forbes, entre o carismático Ronaldo e o tímido Messi, não há como comparar a quantidade de dinheiro produzida pelo dinheiro investido entre Nike e Adidas, patrocinadora do argentino. Em 2016, Ronaldo rendeu à Nike um total de 500 milhões de euros através das redes sociais, contra "apenas" 53,3 milhões de Messi para a companhia alemã.

"Só uma foto no Instagram, depois da vitória de Portugal na Eurocopa em 2016, valia 5,8 milhões de dólares para a Nike", explicou a Forbes no último mês de março.

Longe de se dar por satisfeito, o empreendedor Ronaldo transformou seu nome em uma imagem que está por todos os lados desde 2006, quando o astro inaugurou a marca de roupas íntimas CR7, na Madeira. Em seguida, a empresa passou a produzir calças, sapatos e complementos.

Em dezembro de 2013, também na Madeira, Ronaldo inaugurou um museu. Mais de 250 mil pessoas já visitaram o local para contemplar sua coleção de troféus. Dois anos depois, em 2015, se juntou ao grupo hoteleiro "Pestana" para criar um hotel de quatro estrelas CR7.