Topo

TAS analisa apelação de Jerome Valcke dia 11 de outubro

Jerome Valcke, ex-secretário geral da Fifa - EFE/SEBASTIÃO MOREIRA
Jerome Valcke, ex-secretário geral da Fifa Imagem: EFE/SEBASTIÃO MOREIRA

Da AFP, em Lausana

21/06/2017 11h23

O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) informou, nesta quarta-feira, que a apelação do ex-secretário geral da Fifa, Jérôme Valcke, que tenta impugnar suspensão de 10 anos, vai ser examinada no dia 11 de outubro.

"A audiência a respeito da citação de Valcke foi fixada para 11 de outubro", indicou um porta-voz do TAS à AFP.

O membro do tribunal acrescentou que ainda é cedo para saber se o braço direito de Joseph Blatter terá que comparecer ao julgamento.

A Fifa condenou Valcke em primeira instância no último dia 16 de fevereiro, impondo suspensão de 12 anos para qualquer atividade relacionada com futebol. Depois de recurso, a pena foi reduzida para 10 anos.

O ex-mandatário francês foi ao TAS para impugnar a condenação.

Valcke foi afastado das suas funções em setembro de 2015, acusado em um processo de revenda de ingressos para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. No dia 14 de fevereiro de 2016, foi demitido do cargo.

O francês, ex-jornalista do Canal+, encara outro processo judicial sobre o mesmo caso, aberto em março de 2016 pela justiça suíça.

Valcke foi o colaborador mais próximo de Blatter, suspenso por oito anos pela Comissão de Ética da FIFA pelo controvertido pagamento de 1,8 milhão de euros em 2011 a Michel Platini por um trabalho de assessoria sem contrato por escrito. A punição foi reduzida a seis anos.

A Fifa também abriu outro inquérito, em setembro, para investigar suspeitas de conflito de interesses e corrupção contra Blatter, Jerome Valcke e o alemão Markus Kattner, ex-diretor financeiro convertido em secretário geral.

Os antigos colaboradores repartiram 80 milhões de dólares em bonificações e aumento de salários "em um esforço coordenado de enriquecimento pessoal", segundo a Fifa.

Valcke criou no início do ano, na região de Barcelona, a sociedade OMV Frontline, especializada em "organização, gestão, administração, intervenção e intermediação de eventos de caráter esportivo, artístico e ligados à moda", segundo uma fonte.