Topo

CR7 marca, Portugal goleia Nova Zelândia e avança na Copa das Confederações

24/06/2017 15h01

São Petersburgo, 24 Jun 2017 (AFP) - A seleção de Portugal goleou por 4 a 0 a Nova Zelândia, com direito a um gol do craque Cristiano Ronaldo, e se classificou às semifinais da Copa das Confederações como primeira colocada do Grupo A, em partida disputada neste sábado em São Petersburgo, na Rússia.

A atual campeã europeia se impôs diante da modesta campeã da Oceania com gols de CR7 (34 minutos, de pênalti), Bernardo Silva (37), André Silva (80) e Nani (90+1), uma goleada que permite aos portugueses liderar a chave, já que no outro duelo do grupo o México venceu a Rússia por 2 a 1.

Com estes resultados, Portugal entrará em campo na quarta-feira em Kazan contra o segundo colocado do Grupo B, que será definido neste domingo, embora tudo indique que será Alemanha ou Chile.

A Nova Zelândia aguentou pouco mais de 20 minutos até que Cristiano Ronaldo e companhia abrissem o placar e tomassem conta do jogo, criando diversas chances de marcar. A partida só não terminou em goleada ainda mais expressiva devido à boa atuação do goleiro neo-zelandês Stefan Marinovic.

CR7 abriu o placar de pênalti pouco depois da meia-hora de jogo e, a partir deste momento, os 'All Whites' desaparecem, nunca colocando em perigo a vitória lusa.

Portugal termina assim a fase de grupos com os mesmos 7 pontos do México, mas levou a melhor no saldo de gol (+5 contra +2).

A seleção lusa demorou cerca de 25 minutos para assumir o controle do jogo, após um início de marcação muito intensa dos neo-zelandeses.

No momento em que a seleção da Oceania diminuiu a intensidade, Portugal aproveitou para dominar a posse de bola e criar chances de gol.

A primeira foi do próprio Cristiano Ronaldo, com uma cabeçada que foi parar no travessão (26 minutos). Em seguida, Danilo também tentou de cabeça, mas a bola passou raspando à direita do gol neo-zelandês (32).

- CR7 marca seu segundo gol no torneio -Um minuto depois Portugal encontrou o caminho do gol, num pênalti sofrido por Danilo que Cristiano Ronaldo converteu com categoria. O craque luso foi eleito pela terceira vez consecutiva o melhor jogador da partida.

Os All Whites não tiverem nem tempo de se acalmar quando levaram o segundo gol, numa disparada pela ponta esquerda de Eliseu que terminou com Bernardo Silva tocando para o gol.

O habilidoso meia luso, porém, torceu o tornozelo após finalizar para as redes e precisou ser substituído no intervalo do jogo.

Após o papo no vestiário, o zagueiro Pepe recebeu um cartão amarelo por dura entrada num adversário, o que lhe impedirá de disputar a partida de semifinal por acúmulo de cartões.

Foi nos momentos de desatenção de Portugal que a Nova Zelândia encontrou as raras chances de surpreender o rival, como no chute colocado de fora da área de Chris Wood que passou rente à trave de Rui Patrício, aos 14 minutos do segundo tempo.

O lance voltou a acordar Portugal, que teve três chances consecutivas para ampliar (Ronaldo aos 60, André Silva aos 64 e Nani aos 69), mas Marinovic salvou a Nova Zelândia com belas defesas.

O goleiro dos All Whites nada pôde fazer aos 35 minutos, quando André Silva recebeu no meio, invadiu com tranquilidade a área e chutou cruzado, marcando seu 8º gol em 11 jogos pela seleção portuguesa em sua jovem carreira.

A essa altura, Cristiano Ronaldo já havia sido substituído por Nani, no intuito de poupar o craque para o confronto das semifinais.

Foi justamente Nani que fechou a conta, marcando o quarto gol luso em jogada individual, num belo chute cruzado, já nos acréscimos.