Topo

Instável, Federer bate jovem russo e está na final do ATP 500 de Halle

Roger Federer comemora vitória em Halle - Friso Gentsch/dpa via AP
Roger Federer comemora vitória em Halle Imagem: Friso Gentsch/dpa via AP

24/06/2017 10h59

Halle Westfalen, Alemanha, 24 Jun 2017 (AFP) - Roger Federer, tenista número 5 do mundo, se classificou neste sábado para a final do torneio sobre grama de Halle, na Alemanha, ao superar o jovem russo Karen Khachanov (N.38) em dois sets, parciais de 6-4, 7-6 (7-5).

Buscando o nono título em Halle, o suíço enfrentará na final o alemão Alexander Zverev (N.12). A participação na competição é uma preparação para Wimbledon.

Favorito no jogo deste sábado, o suíço foi quebrado no começo do primeiro set, se recuperou e quando sacava para fechar a parcial enfrentou dificuldades. Precisou salvar break-point antes de fazer 6-4. Ele foi quebrado mais uma vez no segundo set e só ganhou no tie-break.

Federer busca ritmo para Wimbledon, principal torneio do ano em seu calendário e disputado na grama. O suíço ficou meses fora do circuito depois de vencer o Master 1000 de Miami, no começo de abril. Voltou semana passada em Stuttgart e foi eliminado na primeira rodada.

Com o desempenho em Halle, Federer garantiu a condição de cabeça de chave 4 em Wimbledon e não enfrentará Rafael Nadal, Novak Djokovic e Andy Murray antes das semifinais. 
O torneio alemão é disputado sobre a grama e distribui 1.836.660 euros em premiação.

Quem também estará em ação no domingo é o brasileiro Marcelo Melo. Ao lado do parceiro Lukasz Kubot, joga a decisão de duplas contra Raven Klaasen (África do Sul) e Rajeev Ram (EUA).