Topo

Campeã olímpica, Hosszu lidera aliança contra Fina

04/07/2017 16h07

Budapeste, 4 Jul 2017 (AFP) - A estrela húngara da natação feminina Katinka Hosszu, tricampeã olímpica nos Jogos do Rio-2016, anunciou, nesta terça-feira, que vai liderar uma associação de nadadores para protestar contra as recentes decisões tomadas pela Federação Internacional de Natação (Fina).

"Queremos que os responsáveis da Fina se sentem à mesa de negociação e escutem o que os nadadores têm a dizer sobre o futuro do esporte", escreveu a nadadora da 28 anos em sua conta no Facebook.

"A Associação Mundial de Nadadores Profissionais (Global Association of Professional Swimmers)", cuja criação também foi anunciada nesta terça, nasce com o objetivo de "representar os profissionais de todos os continentes", acrescentou a atleta.

Entre os fundadores estão 14 medalhistas olímpicos, entre eles o japonês Hagino Koszuke, a sueca Sarah Sjostrom e os americanos Katie Meili e Conor Dwyer.

No fim de junho, Hosszu criticou duramente a decisão da Fina de limitar o número de provas para cada atleta nas etapas da Copa do Mundo.

A entidade decidiu limitar para quatro o número de provas abertas para cada nadador, em cada etapa do circuito.

Hosszu é conhecida por seu intenso caráter. A nadadora demonstrou seu desacordo com a decisão em seu perfil no Facebook.

Hosszu acusa a FINA de "não escutar os nadadores" e tomar decisões que não beneficiam o esporte. Pediu para os atletas resistirem e deu como exemplo o boicote de dezenas de jogadores no torneio de tênis de Wimbledon, em 1973, como reação à decisão da Federação.

pmu/smk/cd/jma/iga/fa

FACEBOOK