Topo

Federação chinesa investiga agressão a juiz e manipulação de resultados

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Da AFP, em Xangai

04/07/2017 16h33

A Federação Chinesa de Futebol abriu investigação para investigar agressão sofrida por um árbitro, nesta terça-feira, em partida pela segunda divisão do futebol do país. Um dos dirigentes das equipes indicou a possibilidade da partida ter tido o resultado manipulado.

No sábado, o árbitro assinalou pênalti aos 52 minutos do segundo tempo a favor do Wuhan Zall, que perdia por 2 a 1 em casa para o Boading Rongda. O batedor converteu a cobrança e o jogo terminou empatado, o que desencadeou a ira dos torcedores do Rongda. Objetos foram lançados em direção ao trio de arbitragem, segundo o jornal chinês Beijing News.

Segundo a publicação, um dos árbitros chegou a ser agredido quando estava dentro do vestiário. Os agressores não foram identificados.

A polêmica não terminou aí. O presidente do Boading Rongda, Meng Yondli, começou a chorar na coletiva de imprensa, garantiu que o jogo teve resultados manipulados e que a vitória de sua equipe tinha sido roubada.

Após a intervenção, o mandatário reuniu os jogadores no campo e informou que retiraria o time do campeonato. Pouco depois, renunciou à presidência alegando motivos pessoais.

A federação chinesa disse que vai levar em conta os fatos de maneira "rigorosa" e pediu para os torcedores serem "racionais".