Esporte

Vettel-Hamilton mantêm rivalidade no GP da Áustria

06/07/2017 17h37

Spielberg, Áustria, 6 Jul 2017 (AFP) - Duas semanas depois da tensa discussão no Azerbaijão, o alemão Sebastian Vettel e o britânico Lewis Hamilton vivem novo capítulo no duelo desta temporada, a partir desta sexta-feira, quando começam os treinos para o Grande Prêmio da Áustria de Fórmula 1.

Dos microfones (Vettel: "a Fórmula 1 é coisa de adultos", Hamilton: "Se quer provar que é homem, que faça fora do carro, cara a cara), agora voltam para dentro da competição. A trégua depois do incidente em Baku chegou ao fim.

Nesta quinta-feira, os dois compareceram à coletiva de imprensa na véspera do primeiro treino para o GP. O tom foi cordial.

"Sigo tendo respeito com ele como tive até agora", garantiu Hamilton com um sorriso. O alemão correspondeu: "o respeito que temos um pelo outro na pista facilita as coisas".

Vettel fez um "mea culpa" com uma mensagem em sua página oficial, motivado pela Federação Internacional Automobilística (FIA), depois da grande irritação por conta da manobra de Hamilton.

"Fiquei surpreso com Lewis e bati com o carro na parte traseira do dele. Com a cabeça fria, acho que não tinha más intenções", afirmou Vettel para tentar acalmar os ânimos. "No calor do momento, reagi imediatamente e quero pedir desculpas a Lewis e todos que acompanhavam a corrida. Não dei um bom exemplo", indicou.

"Não tive nenhuma intenção de colocar Lewis em perigo, mas entendo que criei uma situação perigosa", admitiu.

No circuito urbano de Bakú, o alemão emparelhou o carro e deu um "chega para lá" em Hamilton, batendo as rodas do seu carro no do britânico. Foi castigado com 10 segundos de parada nos boxes.

A análise da telemetria indicou que Hamilton não teve comportamento perigoso.

Após audiência na segunda-feira, a FIA considerou Vettel o único responsável e aceitou as desculpas do piloto, sem mais punições.

"Se um comportamento assim se repetir, a questão seria imediatamente enviada ao tribunal internacional da FIA para uma investigação mais profunda", avisou a instância em comunicado.

Nesta quinta-feira, Vettel insistiu nas desculpas.

"Minha visão das coisas foi diferente dentro do carro e depois fora. Eu me surpreendi e tomei uma decisão ruim", reconheceu o alemão na coletiva de imprensa.

Hamilton se mostrou tranquilo: "não tenho a impressão de que exista tensão nesta sala".

Tetracampeão do mundo (2010 a 2013), Vettel é líder do campeonato mundial de pilotos com 14 pontos de vantagem sobre Hamilton.

- Red Bull, em casa -Para as outras equipes, a corrida na Áustria é mais especial para a Red Bull, que compete em casa no Red Bull Ring de Spielberg. Na última corrida, o australiano Daniel Ricciardo venceu uma das corridas mais caóticas dos últimos anos.

Na classificação de construtores, a Mercedes tem 24 pontos de vantagem sobre a Ferrari, graças às boas atuações do finlandês Valtteri Bottas (3º com 111 pontos).

A Red Bull é a terceira colocada, com 137 pontos, impulsionada com Ricciardo, que emplacou quatro pódios seguidos nas últimas corridas.

Se a tensão Vettel-Hamilton ocupou as manchetes pelo mundo, a Fórmula 1 tem outro duelo aberto entre os dois pilotos da Force India, o mexicano Sergio Pérez e o francês Esteban Ocon, que não escondem a inimizade.

"Depois de Bakú, tivemos conversas internas e lembramos aos nossos pilotos que a equipe é a prioridade", lembrou o patrão da escuderia Vijay Mallya, antes da corrida austríaca.

"De todas forma, o que aconteceu não mudou nossa posição. Nossos pilotos podem correr livremente", indicou Mallya.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo