Topo

Federer alcança semis de Wimbledon; Murray e Djokovic fora

12/07/2017 17h10

Wimbledon, Reino Unido, 12 Jul 2017 (AFP) - O suíço Roger Federer, que busca um oitavo título em Wimbeldon, se classificou nesta quarta-feira às semifinais do Grand Slam londrino pela 12ª vez na carreira e viu dois de seus maiores rivais pelo troféu, o britânico Andy Murray e o sérvio Novak Djokovic, darem adeus ao torneio.

Federer, 35 anos e número 5 do mundo, derrotou Milos Raonic (7º) em três sets, parciais de 6-4, 6-2, 7-6 (7/4), se vingando da derrota para o gigante canadense nas semifinais de Wimbledon no ano passado.

"Estou jogando muito bem. Descansei e estou fresco e confiante", comemorou Federer.

O suíço continuará sua busca por um 18º titulo de Grand Slam nas semifinais contra o tcheco Tomas Berdych, 11º cabeça de chave, que se classificou pelo segundo ano consecutivo a esta fase do torneio após se beneficiar da desistência de Novak Djokovic.

O sérvio, que vinha sofrendo com dores no cotovelo, aguentou ficar em quadra com Berdych por uma hora antes de desistir, no momento em que o tcheco vencia por 7-6 (7/2), 2-0.

Com a desistência, Djokovic perdeu a oportunidade de assumir o primeiro lugar do ranking mundial.

Se tivesse sido campeão de Wimbledon, o sérvio, atual número 4 do mundo, teria assumido o posto de número 1 do mundo das mãos do britânico Andy Murray, que também deu adeus ao torneio nesta quarta-feira.

"É meu cotovelo. Me incomoda há um ano e meio. É uma pena ter que terminar Wimbeldon assim. Comecei a sentir dor no início do torneio, mas a dor foi aumentando e hoje foi o pior", explicou Djokovic, que cogita interromper a temporada para se recuperar plenamente.

"Tentei de tudo para jogar em boas condições. Os tratamentos não funcionaram. Agora vou ter que tomar um tempo e ver o que posso fazer. Uma pausa na temporada é uma ideia a se considerar", afirmou.

Djoko revelou que uma operação foi proposta, mas não se mostrou entusiasmado com a opção.

"Os especialistas não são muito claros. Falaram de operação, de diferentes opções. Ninguém está certo do que fazer", indicou.

- Murray cai -Murray, atual campeão de Wimbledon, mas que vinha sofrendo com dores no quadril, foi derrotado pelo americano Sam Querrey, que venceu em cinco sets, 3-6, 6-4, 6-7 (4/7), 6-1, 6-1.

Com dificuldade para se movimentar a partir do terceiro set, o britânico lutou, mas não conseguiu lidar com a potência de Querrey, que se tornou o primeiro americano a alcançar as semifinais de um Grand Slam desde 2009, quando Andy Roddick foi finalista em Londres.

Murray tentava chegar a sua 22ª semifinal de Grand Slam e a 8ª em Wimbledon, torneio que defendia o troféu conquistado no ano passado.

No confronto histórico entre os dois tenistas, Querrey havia vencido apenas uma vez em oito jogos anteriores e Murray parecia encaminhar nova vitória ao vencer o terceiro set e abrir 2-1 de vantagem.

Na quarta parcial, porém, o britânico começou a sentir o quadril, ficando sem respostas para as trocas constantes de lado impostas por Querrey.

Com isso, o americano concluiu o jogo e a vitória com um 27º ace, após dois últimos sets que foram um verdadeiro monólogo.

Murray já havia sofrido com dores no quadril durante sua preparação para a temporada na grama, precisando até desistir de disputar jogos de exibição.

"Eu não corria risco de agravar a minha lesão, então insisti e tentei encontrar uma solução", afirmou após o jogo Murray.

"Estou com um problema no quadril há muito tempo. Isso me dói. Mas dei meu máximo e me orgulho disso", lamentou o bicampeão de Wimbledon.

"É muito legal. É um sonho que vira realidade, principalmente em Wimbledon. É um torneio realmente especial para mim", comemorou após o jogo Querrey, eliminado nas quartas de final no ano passado.

Nas semifinais, Querrey enfrentará o campeão do US Open de 2014, o croata Marin Cilic (6º), que venceu o luxemburguês Gilles Muller (16º), algoz de Rafael Nadal nas oitavas de final, em outra dura batalha de cinco sets, 3-6, 7-6 (8/6), 7-5, 5-7, 6-1.

No duelo particular entre os tenistas, Cilic venceu os últimos quatro, dois deles em Wimbledon. Da última vez que se enfrentaram em Londres, em 2012, os dois fizeram uma dura batalha de 5 horas e 31 minutos, que terminou com vitória do croata no quinto set por 17-15.

- Resultados desta quarta-feira em Wimbledon:

- Simples masculino (Quartas de final):

Sam Querrey (EUA/N.24) x Andy Murray (GBR/N.1) 3-6, 6-4, 6-7 (4/7), 6-1, 6-1

Marin Cilic (CRO/N.7) x Gilles Muller (LUX/N.16) 3-6, 7-6 (8/6), 7-5, 5-7, 6-1

Roger Federer (SUI/N.3) x Milos Raonic (CAN/N.6) 6-4, 6-2, 7-6 (7/4)

Tomas Berdych (TCH/N.11) x Novak Djokovic (SRV/N.2) 7-6 (7/2), 2-0 (abandono).