Topo

Real Madrid e Barcelona: Miami recebe Superbowl do futebol

12/07/2017 14h39

Los Angeles, 12 Jul 2017 (AFP) - A "International Champions Cup" funciona como pré-temporada e atrai aos Estados Unidos os grandes clubes europeus de futebol, entre eles Real Madrid, Barcelona, Manchester City, Manchester United, PSG, Roma e Juventus.

Charlie Stillitano, organizador do torneio, quer criar "o melhor campeonato de pré-temporada do mundo, uma união perfeita entre negócio e futebol".

O ponto alto vai ser o Clássico espanhol entre Real e Barça, dia 29 de julho, no Hard Rock Stadium de Miami. Os ingressos custam entre 250 e 4.500 dólares. A última vez que os dois gigantes jogaram foram da Espanha foi em 1982, em amistoso que passou desapercebido na Venezuela.

"Um Real e Barça é algo realmente único. Vamos criar um público, teremos shows, festas. Vai parecer o Superbowl. Vamos gastar uns dois milhões de dólares para organizar esse acontecimento e oferecer uma semana completa ao redor do futebol", prometeu Stillitano, diretor geral da Relevent Sports, que organiza o evento.

- "Muito bem pagos" -Stillitano não pôde entrar em detalhes sobre o valor recebido por esses clubes para jogar nos EUA, mas garante que são "muito bem pagos. Não posso dizer mais porque é confidencial. Varia em função dos times. Em alguns casos, dividimos alguns montantes com eles" explicou à AFP.

Para financiar esta competição, a empresa aposta não só na alta bilheteria, mas na importante rede de patrocinadores, entre eles a cervejaria holandesa Heineken, patrocinadora oficial. Outas empresas que bancam o evento são a americana Chevrolet ou a britânica Aon.

No total, 12 jogos vão ser disputados em 11 cidades americanas. No dia 19 de julho, PSG e Roma dão o pontapé inicial em Detroit. Dia 30, Roma e Juventus encerram o torneio em Foxborough.

"O futebol se desenvolve, sem dúvidas, no plano de negócios", afirmou Stillitano. "Estes times vão explorar suas marcas nos Estados Unidos, o que não poderia ser feito há uns 20 anos. O futebol agora é muito popular aqui", acrescentou.

O primeiro jogo entre grandes times europeus foi organizado em agosto de 2002. Real Madrid e Roma disputaram partida em campanha contra o HIV.

- Poluição na China -Naquela época, as viagens dos grandes clubes aos Estados Unidos era coisa rara. Mas o planejamento se modernizou e os times já avaliam torneios para fortalecer a marca fora de casa.

"Em 2003 e 2004, os times não queriam vir. Para eles, não era um torneio, mas uma série de jogos para apresentarem suas equipes. É muito diferente agora", garantiu Stillitano. O diretor insistiu que a dimensão esportiva da competição é útil no "plano físico e mental para preparar para a próxima temporada".

Antes, "os clubes pensavam que só iam jogar contra times fáceis. Se viessem aos Estados Unidos, era exclusivamente pelo marketing. Não faziam muito mais do que vir. Agora tudo mudou, os jogadores e os dirigentes passaram a levar essas coisas mais a sério", sustentou

O torneio ganhou o formato atual em 2013 e também é disputado na China e em Cingapura.

"É muito diferente. Podemos dizer que na China a dimensão comercial é a que mais importa para os times", reconheceu Stillitano.

"Mas não se vai à China para treinar 10 dias ou para preparar o time. Entre as dificuldades, estão encontrar um bom centro de treinamento e a poluição, que pode existir em algumas cidades no verão", confessou.

Stillitano também tem interesse em exportar a fórmula para o inverno, na Índia, América do Sul e Oriente Médio.

jr-adc/pgr/prz/ol/fa