Topo

Muguruza e Venus fazem final de Wimbledon

13/07/2017 12h43

Londres, 13 Jul 2017 (AFP) - A veterana americana Venus Williams, cinco vezes campeã de Wimbledon, voltará a disputar a final em Londres, após vencer a britânica Johanna Konta, número 7 do mundo, em dois sets, 6-4, 6-2, nas semifinais desta quinta-feira.

É a primeira vez desde que foi derrotada pela irmã Serena, em 2009, que Venus, 37 anos, volta à final de Wimbledon. Ela enfrentará no sábado a espanhola Garbiñe Muguruza, que não tomou conhecimento da eslovaca Magdalena Rybarikova na outra semifinal, vencendo por duplo 6-1.

Cinco vezes campeã em Londres entre 2000 e 2008, Venus, ex-número 1 do mundo e atual 11ª do ranking, conquistou seus outros dois títulos de Grand Slam no US Open (2000, 2001).

Na Quadra Central do All England's Club, Venus fez valer sua potência e acabou com o sonho de Konta, que tentava se tornar a primeira britânica a erguer o troféu em Londres desde Virginia Wade em 1977.

Já Venus será a tenista de maior idade a disputar a final de Wimbledon desde Martina Navratilova, derrota pela espanhola Conchita Martínez em 1994 aos 37 anos.

- Muguruza atropela revelação -A adversária de Venus será a espanhola Garbiñe Muguruza, que carimbou seu passaporte para a final mais cedo, depois de vencer a eslovaca Magdalena Rybarikova, revelação do torneio, por um duplo 6-1.

Finalista em 2015, a jogadora de 23 anos nascida em Caracas, número 15 do mundo, enfrentará na final a vencedora da partida entre a americana Venus Williams e a britânica Johanna Konta.

Muguruza atropelou a adversária em apenas 1 hora e 5 minutos de jogo, apostando em sua força do fundo de quadra. Com a vitória, garantiu voltar ao top 8 do ranking feminino.

"Hoje, joguei bem, espero continuar assim na última partida", completou a tenista espanhola, que perdeu a final de 2015 para a americana Serena Williams, ausente por gravidez.

"A campeã de Roland Garros de 2016 aproveitou a falta de experiência de Rybarikova, número 87 do mundo e que nunca havia disputado a semifinal de um Grand Slam.

"A partida se anunciava difícil porque ela (Rybarikova) vinha jogando muito bem desde o início do torneio, mas hoje elevei meu nível e tudo deu certo", resumiu Muguruza, segunda espanhola a chegar duas vezes à final de Wimbledon, seguindo os passos de Arantxa Sánchez Vicario.

- Resultados desta quinta-feira em Wimbledon:

Simples feminino (Semifinais):

Garbiñe Muguruza (ESP/N.14) x Magdalena Rybarikova (SLO) 6-1, 6-1

Venus Williams (EUA/N.10) x Johanna Konta (GBR/N.6) 6-4, 6-2.