Esporte

Federer a um passo do oitavo título em Wimbledon

15/07/2017 11h54

Londres, 15 Jul 2017 (AFP) - O suíço Roger Federer pode se tornar o primeiro tenista masculino a vencer o torneio de Wimbledon oito vezes, neste domingo, na final contra o croata Marin Cilic.

Aos 35 anos, Federer é o favorito na 131ª edição do Grand Slam na grama, a 50ª na era profissional do esporte. O tapete verde é o local preferido do suíço, assim como o saibro é o habitat natural do espanhol Rafael Nadal, que venceu 10 vezes o torneio de Roland Garros neste ano.

Federer não perdeu nenhum set até chegar à decisão desta edição. São 18 títulos de Grand Slam na carreira, enquanto Cilic, de 28 anos, quer levantar o segundo, após conquistar o US Open em 2014.

"Me deixaria muito feliz fazer história em Wimbledon. É algo grande, adoro este torneio. Todos meus sonhos de jogador se materializaram aqui", explicou Federer.

"Ter outra oportunidade de tentar o oitavo título, estar tão próximo dele, é uma sensação incrível. Estou muito feliz", acrescentou o suíço.

"Espero jogar mais um bom jogo. 11 finais aqui, todos esses recordes, são muito legais mas não me dão o título. Por isso vim esse ano. Estou muito próximo e preciso continuar concentrado", concluiu.

Federer venceu 18 de 28 decisões de Grand Slams. Cilic venceu a única que disputou.

O suíço quer levantar o quinto título na temporada de seu renascimento: Federer já levantou o Aberto da Austrália, os Masters 1000 de Indian Wells e Miami, e o torneio de Halle.

Mas sua vitória traria lembranças de outra época: Nadal e Federer não dividiam os três primeiros Grand Slams desde 2010.

- Quebrar hegemonia do "Big 4" -Para se preparar melhor e poupar energias, o suíço abdicou de Roland Garros.

"Esperava estar em forma quando começasse a temporada na grama. Os três, quatro primeiros meses da temporada foram como um sonho. Chegar em forma em Wimbledon era algo em que eu estava trabalhando. Estou feliz que tenha valido a pena", explicou Federer.

O suíço e o croata já se enfrentaram sete vezes, com seis vitórias para Federer. A única vez que Cilic venceu foi no US Open de 2014, em quadra rápida.

Se Federer conseguir a vitória, se completarão cinco anos de espera desde o último título na grama. É o maior tempo desde o americano Jimmy Connors, que esperou oito anos entre os títulos de 1974 e 1982.

Por outro lado, o croata pode conquistar Wimbledon na primeira participação na final, o que só aconteceu 14 vezes em todos torneios de Grand Slam na era profissional do esporte.

Além disso, poderia quebrar a hegemonia do "Big 4" - Federer, Nadal, Novak Djokovic e Andy Murray -, que dividem todos os títulos de Wimbledon desde 2003.

"Significaria algo grandioso para mim. Foi o que senti quando ganhei o US Open em 2014. Abriu tantas possibilidades na minha cabeça para o resto da minha carreira. Ser capaz de realizá-lo seria ainda mais importante. Seria a realização de um sonho vencer em Wimbledon", explicou Cilic.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Esporte

Topo