Topo

Recordes de Federer em Wimbledon e mais marcas históricas

16/07/2017 14h44

Londres, 16 Jul 2017 (AFP) - O suíço Roger Federer não se cansa de quebrar recordes em sua vitoriosa carreira. Após o oitavo título em Wimbledon, conquistado neste domingo sobre o croata Marin Cilic, o tenista agora vislumbra novas marcas para quebrar.

- Recordes batidos em Wimbledon:8: número de títulos em Wimbledon, que o deixaram isolado como maior vencedor do Grand Slam no tapete verde de Londres na categoria masculina. O americano Pete Sampras e o britânico Williams Renshaw têm 7 conquistas cada.

11: ao superar o tcheco Tomas Berdych nas semifinais, Federer se tornou o primeiro jogador a disputar mais decisões em um mesmo torneio de Grand Slam. Antes, estava empatado com o americano Bill Tilden (US Open) e com o espanhol Rafael Nadal (Roland Garros).

19: número de títulos de Grand Slam na carreira, melhorando o recorde que ostenta desde 2009. Federer aumentou para quatro a vantagem para o segundo maior vencedor, Nadal, que tem 15 troféus.

29: número de finais de Grand Slam disputadas. Recorde absoluto na categoria masculina, na frente de Nadal, que jogou 22 decisões.

35 anos e 342 dias: a idade do suíço, o jogador mais velho a vencer Wimbledon na era profissional do esporte. Supera os 31 anos e 361 dias do americano Arthur Ashe em 1975.

91: número de vitórias no Grand Slam de Londres desde o início da carreira. O americano Jimmy Connors é o segundo, com 84.

321: número de partidas vencidas em Grand Slam, recorde absoluto entre homens e mulheres.

- Recordes igualados em Wimbledon:70: número de torneios de Grand Slam disputados, assim como o francês Fabrice Santoro.

102: número de partidas disputadas no templo do All England Club, assim como o americano Jimmy Connors.

- Recordes em vista:9: número de títulos em Wimbledon conquistados pela tcheca-americana Martina Navratilova, recorde absoluto entre homens e mulheres.

10: recorde de títulos em um mesmo Grand Slam, estabelecido por Nadal na última edição de Roland Garros.

33 anos e 131 dias: idade de André Agassi, o Top 1 do ranking ATP mais velho, em 2003. Federer chega ao terceiro lugar da lista e pode voltar à liderança até o final do ano.