Topo

Francesco Totti, ícone da Roma, anuncia aposentadoria

17/07/2017 16h47

Roma, 17 Jul 2017 (AFP) - O italiano Francesco Totti, 40 anos, anunciou oficialmente sua aposentadoria nesta segunda-feira, após 25 temporadas como jogador da Roma.

"A primeira parte de minha vida de jogador terminou e agora uma parte mais importante está prestes a começar", explicou Totti em nota publicado no site da Roma.

"Recomeçamos do zero. Vou precisar de tempo para encontrar, pouco a pouco, com calma, qual papel me convém. Por este motivo, me coloco à disposição do clube, dos jovens jogadores ao presidente. Até 28 de maio, pensei somente em jogar futebol, me divertir e ajudar de maneira significativa a equipe. Agora, é precisar ir em frente, virar uma nova página. Vou pensar em um novo papel que possa me surpreender e me trazer coisas boas", completou.

"Totti vai integrar a equipe de dirigentes do clube de sua vida", explicou a Roma em comunicado. "Ele irá trabalhar ao lado do diretor esportivo Monchi e do técnico Eusebio Di Francesco para tentar ajudar o clube de um jeito novo".

Segundo a imprensa italiana, Monchi teria se recusado a oferecer novo contrato de jogador a Totti ao fim da última temporada.

Após sua última partida, uma vitória sobre o Genoa (3-2), Totti apareceu no gramado do Estádio Olímpico da capital italiana com um microfone me mãos e lágrimas nos olhos para agradecer a torcida da Roma.

O adeus do eterno camisa 10 da Roma foi saudado por diversas personalidades do futebol, como o ex-jogador argentino Diego Maradona.

"Il Capitano", como era carinhosamente chamado pela torcida, disputou 786 jogos e marcou 307 gols vestindo a camisa da Roma, clube em que chegou aos 16 anos, em 1993. Com a seleção italiana foram 58 jogos e 9 gols.

Antes de anunciar a aposentadoria, Totti havia sido contactado pelo Tokyo Verdy para jogar por uma temporada na segunda divisão japonesa. Outros rumores falavam de uma possível ida aos Estados Unidos para defender o Miami FC, clube treinado pelo ex-companheiro de seleção italiana Alessandro Nesta.

No fim, Totti acabou optando por só defender um clube em toda a carreira.

jc/sk/am

SOCIETA SPORTIVA LAZIO