Topo

Em prisão preventiva, Ángel Villar deixa Fifa e Uefa

27/07/2017 14h22

Lausana, Suíça, 27 Jul 2017 (AFP) - Há um ano afastado como presidente da Federação Espanhola de Futebol (RFEF) e em prisão preventiva por suspeita de fraude envolvendo a seleção nacional, Ángel Villar renunciou a seus cargos como vice-presidente da Fifa e da Uefa - anunciaram ambas as instituições nesta quinta-feira (27).

Detido desde 18 de julho, Villar foi posto em prisão preventiva como suspeito de criar e alimentar - durante anos - uma ampla rede de corrupção dentro do futebol espanhol.

Villar foi suspenso de maneira cautelar na terça-feira por um ano pelo Conselho Superior de Esportes (CSD) espanhol.

Também estão sendo investigados Gorka Villar, filho do ex-mandatário, e Juan Padrón, vice-presidente econômico da RFEF na administração anterior.

"Villar deixou seu cargo de vice-presidente sênior da Fifa", anunciou à AFP um porta-voz da entidade mundial.

O espanhol também se afastou "de suas funções de vice-presidente da Uefa e de membro do Comitê Executivo da Uefa com efeito imediato", informou por sua vez a instância europeia.

Aleksander Ceferin, presidente da Uefa, "aceitou a demissão de Villar e agradeceu pelos numerosos anos de serviço ao futebol europeu", completou a Uefa.

De acordo com a justiça espanhola, Villar criou uma rede de clientes usando jogos da seleção espanhola para beneficiar a empresa de seu filho.

Ao mesmo tempo, Villar teria usada a RFEF para conceder benefícios a presidentes de federações regionais "das quais não tinha apoio garantido", segundo o juiz Santiago Pedraz.

A detenção de Villar é um novo golpe contra o futebol espanhol, que já sofre com os escândalos de evasão fiscal de astros do esporte, como Cristiano Ronaldo.

O atacante do Real Madrid irá depor em 31 de julho por suposto fraude fiscal de 14,7 milhões de euros relacionados à receita com direitos de imagem.