Esporte

Em pouco tempo de Olympique, Luiz Gustavo virá peça-chave na equipe

Divulgação
Ex-Wolfsburg, brasileiro chegou ao Olympique como reforço para a temporada 2017/2018 Imagem: Divulgação

31/07/2017 16h55

"Luis Gustavo é quem nos permite arriscar, é quem equilibra a equipe", elogiou o técnico do Olympique de Marselha, Rudi Garcia, ao falar do volante brasileiro, que já se tornou o chefe do meio de campo da equipe.

O volante, 30 anos, chegou a um acordo com o clube francês em 7 de julho e jogará em Marselha pelas próximas quatro temporadas. Garcia explicou à AFP que o brasileiro será a base do triângulo em seu meio de campo.

"Ele irá dar liberdade aos homens de criação e poderemos juntar mais gente no campo ofensivo, poderemos liberar os jogadores mais técnicos", adiantou o técnico francês, enquanto desenhava com lápis e papel sua formação tática desejada.

"Morgan Sanson pode jogar 'box-to-box' (de área a área) e Maxime Lopez poderá fazê-lo mais à frente", continuou Garcia sobre as possibilidades técnicas possibilitadas pelo novo contratado.

Luiz Gustavo, que chega procedente do Wolfsburg, será o novo meia defensivo do Olympique, posição ocupada na temporada passada por William Vainqueur, emprestado pela Roma.

O técnico, que recentemente declarou que neste ano espera superar o quinto lugar no Campeonato Francês alcançado pela equipe na temporada passada, destacou a agressividade do brasileiro na recuperação de bola e sua precisão nos passes longos.

Com Luiz Gustavo "estamos muito tranquilos", afirmou o técnico, que já tentou a contratação do brasileiro quando treinava a Roma. "Mas no fim acabamos contratando (o holandês) Kevin Strootman", lembrou.

O espanhol Andoni Zubizarreta, diretor esportivo do Olympique, também sempre se mostrou um fã do futebol de Luiz Gustavo, destinado a ser uma das peças-chave de seu novo projeto.

Aprendizado

O Olympique estava em busca de "experiência e carisma para o meio de campo", detalho Garcia. "Morgan é jovem, Max ainda mais, e Frank Zambo também. Temos muitos meias jovens".

Com isso, apareceu a necessidade de um volante mais cascudo e capaz de iniciar as jogadas ofensivas.

"Ele vai ensinar muito a Morgan, Max e a mim", elogiou Frank Anguissa, que conheceu o novo companheiro em Lausane, na Suíça, onde o Olympique realiza sua pré-temporada.

"Para mim é um verdadeiro sentinela, no estilo de Tiago Motta", explicou à AFP o jogador camaronês, de 21 anos. "É agressivo e tem ótimo passe, lê perfeitamente o jogo, tanto na posição que guarda como na forma como defende. Vai nos ajudar muito".

Maxime López, 19 anos, grande promessa do 'OM', também foi só elogios a Luiz Gustavo.

"Quando eu era mais novo eu o vi jogar no Bayern de Munique, ganhar a Champions, e hoje joga comigo. Vou aprender com ele", afirmou.

Diferencial

"Luiz Gustavo quebra as linhas de marcação com seus passes e acelera o jogo, isso é uma qualidade excepcional em um meia. Além de tudo, rouba bolas", enfatizou o atacante Valère Germain.

Devido a todas essas características, o Olympique se permitiu fazer um esforço econômico considerável (o diário L'Équipe publicou que Luiz Gustavo receberá 3,3 milhões de euros em salários por temporada) para viabilizar o negócio.

"Para jogar nesta equipe e no Velodrome (estádio do OM) é preciso ter jogadores com experiência. Para sermos competitivos precisamos de homens que ganharam títulos no mais alto nível", afirmou à AFP o presidente da entidade, Jacques-Henri Eyraud.

Os feitos corroboram a teoria do diretor. Apesar de ter acabado de chegar, Luiz Gustavo já colocou a braçadeira de capitão. Foi durante a vitória sobre o Sporting (2-1, em amistoso de pré-temporada disputado em Evian, na França. O Olympique tem um novo chefe.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo