Esporte

Ex-craques do Ajax assumem cargos no clube para perpetuar estilo de jogo

02/08/2017 11h59

Amsterdã, 2 Ago 2017 (AFP) - À imagem do Bayern de Munique, o Ajax vem colocando seus ex-craques para trabalharem em diversos setores do clube, como o lendário goleiro Edwin Van der Sar, hoje diretor-geral, para perpetuar a tradição de bom futebol de um clube que tem Johan Cruyff como grande referência.

Para reascender a chama de um clube que perdeu seu brilho desde os anos dourados das eras Cruyff (1964-1973) e Louis Van Gaal (1991-1997), quando conquistou os quatro títulos europeus de sua história (1971, 1972, 1973 e 1995), o Ajax voltou a apelar para suas lendas, como Van der Sar, Marc Overmars e Dennis Bergkamp.

A aposta deu frutos no ano passado, quando o Ajax disputou -e perdeu- a final da Liga Europa, vendo nascer uma nova geração talentosa. Agora, o desafio é superar o Nice, nesta quarta-feira pelo jogo de volta da 3ª fase preliminar da Liga dos Campeões, e garantir uma vaga na fase de grupos da competição.

. Marcel Keizer, o herdeiroO técnico Marcel Keizer (48 anos) é sobrinho de Piet Keizer, um dos ícones do Ajax dos anos 1960-1970, falecido em fevereiro de um câncer no pulmão, assim como seu ex-companheiro Cruyff, em 2016. Ex-técnico das categorias de base, Marcel Keizer foi promovido em junho do ano passado para assumir o lugar de Peter Bosz, hoje no Borussia Dortmund, para dar continuidade ao trabalho.

- Edwin Van der Sar, o novo chefão -Goleiro lendário do Ajax durante a década de 1990, quando ganhou todos os títulos possíveis (Campeonato Holandês 1994, 1995, 1996, 1998; Copa da Holanda 1993, 1998, 1999; Liga dos Campeões 1995) antes de ser vendido à Juventus e terminar a carreira no Manchester United em 2011, Edwin van der Sar (46 anos) faz parte da diretoria do clube holandês desde 2012.

Nomeado diretor de marketing naquele ano, o ex-recordista de jogos pela seleção holandesa (130) foi promovido em novembro de 2016 ao cargo de diretor-geral, tendo a palavra final em tudo que envolve o clube.

. Marc Overmars, cérebro políticoDe volta ao Ajax em 2010 no cargo de conselheiro, Johan Cruyff militou por uma reformulação profunda na estrutura das categorias de base, responsável pelas maiores conquistas do clube no passado. Nomeado diretor esportivo em 2012, Marc Overmars (44 anos) assumiu a missão e sonho deixados pelo ídolo e mostrou competência. Do novo projeto nasceu a geração vice-campeã da Liga Europa, com o atacante Kasper Dolberg (19 anos) como principal estrela.

Overmars, ex-ponta do Ajax (1992-1997) e titular da equipe na vitória sobre o Milan na final da Liga dos Campeões em 1995, também é responsável pela chegada do zagueiro colombiano Davinson Sanchez e do meia Hakim Ziyech, que a priori não se encaixam no estilo de jogo do clube. "Não se ganha jogos somente jogando um belo futebol, é preciso uma mistura", havia afirmado Overmars em maio do ano passado, em entrevista ao jornal britânico The Independant.

- Dennis Bergkamp, o toque de categoria - O trio de ex-lendas é completado pelo ex-atacante Dennis Bergkamp (48 anos), único a ter sido revelado pelo Ajax, clube em que jogou a partir dos 11 anos. Embora não tenha participado da epopeia europeia em 1995, Bergkamp fez parte das equipes que conquistaram os dois outros títulos continentais do clube em 1987 (Recopa europeia) e 1992 (Copa da Uefa, ex-Liga Europa).

Cinco anos após pendurar as chuteiras no Arsenal, clube que defendeu por mais de dez temporadas, Begkamp voltou ao Ajax ao lado do ex-companheiro de seleção Frank De Boer em 2011 para ser assistente técnico, cargo que ocupa até hoje.

Nas categorias de base do Ajax, é possível encontrar outros ex-jogadores do clube, como Michael Reiziger (1990-1996) e Winston Bogarde (1994-1997). O futuro do Ajax parece estar em boas mãos.

yk/jcp/am

AFC AJAX

BORUSSIA DORTMUND

MANCHESTER UNITED

JUVENTUS FOOTBALL CLUB

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo