Topo

Neymar anuncia aos colegas de time que vai deixar o Barcelona

02/08/2017 12h50

Barcelona, 2 Ago 2017 (AFP) - A novela se aproxima do fim: o brasileiro Neymar anunciou nesta quarta-feira aos colegas de time que vai deixar o Barcelona, após várias semanas de rumores insistentes sobre a contratação do atacante pelo Paris Saint-Germain.

O ex-empresário e atual assessor do craque brasileiro Neymar, Wagner Ribeiro garantiu à imprensa que o Paris Saint-Germain pagará ao Barcelona a multa para rescisão de contrato no valor de 222 milhões de euros "nas próximas horas" e poderá apresentar o jogador "no fim da semana".

"Vamos pagar a cláusula. Do momento que Neymar me deu sinal verde, em 1 de agosto, eu viajei a Paris e trouxe uma proposta do PSG para pagar a cláusula, o que será feito nas próximas horas", explicou Ribeiro.

"O jogador veio treinar como estava previsto e comunicou aos companheiros que vai sair", antecipou uma fonte próxima do caso à AFP.

"O técnico (Ernesto Valverde) deu permissão para que não treine e possa resolver o seu futuro", completou.

A fonte não confirmou o destino de Neymar, mas o brasileiro parece cada vez mais próximo do PSG.

O clube francês, que pertence a um fundo soberano do Catar, parece disposto a pagar os 222 milhões de euros (262 milhões de dólares) da cláusula de rescisão do contrato com o Barça, o que tornaria esta a transferência mais cara da história do futebol.

Seria uma oportunidade de Neymar assumir protagonismo e deixar de ser sombra dos companheiros Luis Suárez e Lionel Messi, que escreveu mensagem de despedida nas redes sociais.

"Foi um prazer enorme ter compartilhado todos estes anos com você, amigo Neymar. Te desejo muita sorte nesta nova etapa da sua vida. Nos vemos. Tkm (Te amo, na sigla em espanhol)", escreveu o camisa 10 do Barça, acompanhado de um vídeo de despedida.

Depois de participar na segunda-feira de alguns eventos publicitários na China, o jogador desembarcou na terça-feira à noite em Barcelona sem falar qualquer coisa sobre seu futuro.

O brasileiro compareceu nesta quarta-feira ao centro de treinamentos do Barcelona. Ele chegou por volta das 9H00 (4H00 de Brasília), com três amigos. Menos de uma hora depois abandonou o local.

Neymar foi contratado pelo Barça, procedente do Santos, na temporada 2013-2014, em uma transferência polêmica, objeto de várias investigações judiciais.

- Tebas ameaça -O Barcelona foi condenado por dois delitos fiscais por camuflar parte do custo da contratação, cujo valor até hoje não está claro, e deve enfrentar em breve outro julgamento por fraude e corrupção entre particulares, no qual também serão julgados Neymar e seu pai.

A saída do brasileiro do clube espanhol pode provocar novos problemas.

Horas depois da visita de Neymar ao clube, o Barcelona emitiu comunicado para esclarecer sua posição no caso.

"Nesta manhã, o jogador Neymar Jr., acompanhado de seu pai e representante, comunicou ao Barcelona FC sua decisão de deixar a entidade, em reunião realizada nos escritórios do clube", indicou o Barça.

"Diante deste posicionamento, o clube comunicou que encaminha a cláusula de rescisão de contrato em vigor, que desde o dia 1º de julho é de 222 milhões de euros e deverá ser paga em sua totalidade", acrescentou a entidade.

Além disso, o presidente da Liga Espanhola, Javier Tebas, ameaçou bloquear a transferência com a rejeição do dinheiro da cláusula de rescisão, que deve ser depositado na sede da entidade para liberar Neymar.

"Não aceitaremos este dinheiro de um clube como o PSG que (...) está infringindo normas e leis do fair-play financeiro da UEFA", disse Tebas em uma entrevista ao jornal esportivo As.

Tebas acusa o clube parisiense de praticar "doping financeiro".

- Destaque na turnê americana -Pela vontade do jogador de sair, o FC Barcelona também poderia negociar com o PSG para agilizar a transferência ou, inclusive, incluir algum atleta do clube francês na negociação para tentar suprir o espaço deixado por Neymar no trio que formava com Lionel Messi e Luis Suárez.

O talentoso atacante brasileiro é o grande protagonista da pré-temporada do futebol europeu, tanto por sua provável saída do Barça como por suas atuações nas partidas do clube espanhol nos Estados Unidos.

Ao final da preparação do Barça em território norte-americano, onde a equipe venceu Juventus, Manchester United e Real Madrid, com três gols de Neymar e várias assistências, o brasileiro viajou a Xangai para eventos publicitários.

No retorno a Barcelona, o brasileiro fez uma escala em Doha (Catar), o que serviu para aumentar ainda mais as especulações nas últimas horas.

dbh-lbx/pmr/lrb/fp