Topo

Ex-campeão mundial, boxeador Vladimir Klitschko anuncia aposentadoria

Pugilista Vladimir Klitschko exibe sua medalha de ouro olímpica conseguida em Atlanta-1996, que foi leiloada por 1 milhão de dólares (30/03/2012) - STR/AFP - SERGEY DOLZHENKO/EFE
Pugilista Vladimir Klitschko exibe sua medalha de ouro olímpica conseguida em Atlanta-1996, que foi leiloada por 1 milhão de dólares (30/03/2012) Imagem: STR/AFP - SERGEY DOLZHENKO/EFE

Da AFP, em Berlim

03/08/2017 06h48

O boxeador ucraniano Vladimir Klitschko, ex-campeão mundial dos pesos pesados, que dominou sua categoria por muitos anos ao lado do irmão Vitali, anunciou nesta quinta-feira sua aposentadoria do esporte.

"Após meu último combate contra (o britânico) Anthony Joshua, eu tinha que tomar uma decisão. Nunca havia imaginado ter uma trajetória esportiva tão longa e de tanto sucesso (...) Agradeço a todos de todo coração", afirma o pugilista de 41 anos em um comunicado.

Campeão mundial dos pesos pesados de 2000 a 2003 e de 2006 a 2015, Klitschko permaneceu invicto durante 11 anos, antes de perder o cinturão da Associação Mundial de Boxe (AMB) e da Organização Mundial de Boxe (OMB) para Tyson Fury em 28 novembro de 2015.

O ano de 2017 representou o fim do reinado para um dos melhores pugilistas da história que, depois da derrota em abril para Joshua em Wembley (Londres), não disputará a luta de revanche, que foi adiada em várias oportunidades por uma lesão na panturrilha do ucraniano.

Klitschko encerra a carreira com 64 vitórias - 54 delas por nocaute - e cinco derrotas.

Seu irmão, Vitali Klitschko (46 anos), também ex-campeão dos pesos pesados, é o atual prefeito de Kiev, capital da Ucrânia.

"Há momentos na vida em que precisamos ou queremos virar a página e nos prepararmos para outra etapa. Chegou o meu momento", declarou o atleta em um vídeo publicados nas redes sociais.