Topo

Londres-2017, vigilante diante ameaça de atentado, anima público a 'não ter medo'

03/08/2017 19h31

Londres, 3 Ago 2017 (AFP) - O Mundial de Atletismo de Londres-2017 estará vigilante diante da ameaça de um possível atentado terrorista, mas os organizadores e o presidente da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), o britânico Sebastian Coe, animaram os espectadores a "não ter medo".

"É essencial que a segurança seja maior. Lidamos com o tema da segurança todos os dias e estamos orgulhosos de trabalhar em uma cidade que trata esses problemas de segurança há anos. Tudo será feito para que seja um evento seguro", afirmou Coe.

"Mas estamos aqui para festejar a humanidade no esporte e não queremos que as pessoas se sintam presas dentro de um estádio", acrescentou.

O copresidente do comitê organizador, Ed Warner, insistiu nesta última frase de Coe, fixando como objetivo evitar o sentimento de medo nos espectadores.

"Haverá uma presença policial muito grande. Conversamos com as forças de segurança na preparação, com ex-policiais e todas as autoridades do governo central e da cidade. Vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance, mas queremos que as pessoas possam ir ao estádio e ver as provas sem ter medo", disse Warren.

"Houve desafios importantes para a cidade de Londres este ano. Queremos apresentar um espetáculo cosmopolita e multicultural. Queremos que seja uma celebração do espírito que nos assemelha como seres humanos. As forças policiais têm toda a nossa confiança e animamos as pessoas a vir, a estar vigilantes, mas a não ter medo", concluiu Warren.

Neste ano, Londres sofreu três atentados, um em março e dois em junho, com um total de 18 mortos.