Topo

Arsenal vence Chelsea e conquista Community Shield

06/08/2017 13h48

Wembley, Reino Unido, 6 Ago 2017 (AFP) - O Arsenal iniciou a temporada com o pé direito, derrotando o Chelsea nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar, e conquistando o tradicional Community Shield, neste domingo em Wembley.

Com uma equipe jovem, o Arsenal dominou o primeiro tempo, mas só conseguiu empatar o jogo nos minutos finais com Sead Kolasinac (82 min), aproveitando a expulsão de Pedro. Antes, Victor Moses havia aberto o placar para o Chelsea (47). Nos pênaltis, erros em cobranças de Thibault Courtois e do espanhol Álvaro Morata deram a vitória aos Gunners.

O técnico francês do Arsenal, Arsène Wenger, muito criticado na temporada passada pela torcida, que pedia sua renúncia, pediu após o jogo a união e apoio dos torcedores antes do início do Campeonato Inglês, na próxima sexta-feira.

"Precisamos permanecer juntos e unidos ao longo da temporada", pediu o veterano treinador.

"Cada partida é uma batalha na Premier League, como foi hoje. É um sonho fazer a torcida feliz, um sonho difícil, mas vamos tentar", continuou Wenger, satisfeito por conquistar o Community Shield pela 7ª vez na carreira.

Já o técnico do Chelsea, o italiano Antonio Conte, lamentou o fato de sua equipe ficar com um jogador a menos "pela segunda vez, como havia sido na final da FA Cup", perdida para o própria Arsenal na temporada passada.

"Courtois é um dos melhores cobradores nos treinos, então é normal que cobre", justificou o treinador, ao ser perguntado pela opção do goleiro como batedor nos pênaltis.

- Pedro expulso -Wenger optou por não escalar seus dois principais jogadores, Mesut Ozil e Alexis Sánchez, mas contou com seu maior reforço para a temporada, o atacante Alexandre Lacazette, que formou o trio de ataque dos Gunners ao lado de Alex Iwobi e Danny Welbeck.

Do lado dos Blues, Conte, sem Eden Hazard, que se recupera de cirurgia no tornozelo, deixou o recruta Álvaro Morata no banco, preferindo um ataque mais experiente, com Pedro, Willan e Michy Batshuayi.

Apesar do domínio de jogo do Arsenal, o Chelsea, atual campeão inglês, foi quem abriu o placar com Moses, que aproveitou desvio de Cahill para balançar as redes do goleiro Cech.

A entrada de Olivier Giroud no lugar do apagado Lacazette, no segundo tempo, somada à expulsão de Pedro, por um carrinho duro sobre Mohamed Elneny, a dez minutos do fim, deram novo ânimo ao Arsenal, que empatou com Kolasniac, de cabeça.

Com tudo igual no placar, o título do Community Shield precisou ser decidido nos pênaltis, nos quais o Chelsea desperdiçou cobranças com o próprio goleiro Thibault Courtois e Morata, que chutaram para fora.

Já o Arsenal acertou todas as cobranças e pôde comemorar o título da Community Shield para iniciar com o pé direito uma temporada em que não disputará a Liga dos Campeões pela primeira vez desde 1997.