Topo

Lochte vence primeira prova após suspensão pós-Rio-2016

07/08/2017 11h30

Nova York, 7 Ago 2017 (AFP) - O nadador americano Ryan Lochte conquistou sua primeira vitória desde a volta às piscinas, após a suspensão de 10 meses pelo envolvimento no polêmico falso testemunho durante os Jogos Olímpicos do Rio-2016, vencendo no domingo os 200 metros medley do Meeting de Nova York.

O atual recordista mundial da distância (1:54.00) completou a prova com tempo de 1:59.24, um novo recorde da competição, mas quase dois segundos mais lentos que seu tempo na final nos Jogos do Rio, onde terminou na quinta colocação.

"Não importa meu tempo esta noite (domingo), eu sabia que poderia nadar mais rápido", afirmou Lochte, 33 anos, que tem o objetivo de competir nos Jogos de Tóquio-2020.

"Eu sabia que o tempo não seria dos melhores devido a minha falta de treinos. Eu coloco minha família em primeiro lugar e não tenho arrependimentos", completou o pai de um menino de dois meses.

Lochte havia feito sua volta às piscinas no sábado, conquistando um 5º lugar nos 100 metros costas, 10 meses após ser supenso pelo envolvimento no polêmico falso testemunho durante os Jogos Olímpicos do Rio-2016.

No episódio, Lochte e seus companheiros de equipe Gunnar Bentz, Jack Conger e James Feigen, todos medalhistas de ouro nos Jogos do Rio-2016, haviam afirmado terem sido sequestrados por um falso policial na madrugada de 14 de agosto de 2016, quando voltavam à Vila Olímpica após uma noitada.

Todos estavam embriagados e cometeram atos de vandalismo antes de brigar com um motorista de táxi e um segurança de um posto de gasolina, que chamaram a polícia carioca.

Depois do caso, que chegou perto de se tornar um incidente diplomático, Lochte foi acusado pela polícia brasileira de "denúncia caluniosa de um crime".

Abandonado por seus patrocinadores e odiado em seu próprio país devido ao incidente, Lochte revelou recentemente que chegou a cogitar o suicídio.