Esporte

Real e United prometem duelo de estrelas por título da Supercopa europeia

07/08/2017 12h27

Skopje, 7 Ago 2017 (AFP) - O Real Madrid de Zinedine Zidane e Cristiano Ronaldo, bicampeão da Liga dos Campeões, tentará conservar seu título da Supercopa da Europa diante do Manchester United de José Mourinho, nesta terça-feira em Skopje, capital da Macedônia.

Após 15 anos sediada em Mônaco, a competição, que coloca frente a frente os campeões das duas copas europeias da temporada passada, continua sua viagem continental (Praga, Cardiff, Tbilissi, Trondheim, Skopje e Tallin no ano que vem).

Esta edição terá um convidado surpresa, mas muito bem-vindo: Cristiano Ronaldo foi incluído no grupo de jogadores do Real convocados para o jogo, apesar do português só ter voltado aos treinos no sábado, após ter as férias prolongadas devido à participação na Copa das Confederações com sua seleção, em junho.

Mas, enquanto o mundo do futebol só tinha olhos para Neymar e sua transferência recorde do Barcelona para o PSG (222 milhões de euros), CR7 estava depondo perante à justiça espanhola por suposto envolvimento em fraude fiscal, em final de julho.

O quatro vezes eleito melhor jogador do mundo, 32 anos, frustrado com os problemas judicias, declarou na ocasião que "gostaria de voltar à Inglaterra", segundo a emissora espanhola Cadena Ser, relançando os rumores de uma possível transferência.

- Mourinho 'low profile' -O português irá estrear com a chance de conquistar um primeiro troféu na temporada. O Real (campeão da edição de 2016, derrotando o Sevilla) tentará vencer sua quarta Supercopa europeia e se aproximar do recorde de cinco títulos de Barcelona e Milan, enquanto o United mira um segundo triunfo.

Os dois rivais não encarram a partida da mesma maneira. "O Real Madrid é uma equipe, um clube, uma instituição que tem fome. Sabemos onde estamos e quando se termina uma temporada como a última, isso ajuda a tentar fazer a mesma coisa", afirmou Zidane ao site da Uefa.

Mourinho e Zidane trabalharam juntos no Real entre 2010 e 2013, quando o português era o técnico da equipe e o francês seu assistente.

Para o confronto desta terça, Mourinho optou pela humildade: "Nossos jogadores não têm muita experiência em grandes jogos europeus. É um novo Manchester United, uma nova geração de jogadores" que irão enfrentar "a melhor equipe da Europa", analisou 'Mou', que nunca conquistou a Supercopa europeia na vitoriosa carreira.

"O Manchester United é um dos três maiores clubes de futebol do mundo, não há dúvida. O clube é uma coisa, mas as referências de uma equipe ao se aproximar de uma competição são outra coisa. Atualmente, não comparamos nosso potencial aos dos maiores clubes da Europa. Então vamos indo passo a passo, mantendo a humildade", completou o técnico português.

- Pré-temporada fraca -No papel, o status de favorito pertence ao Real, mas o contexto relativiza essa situação.

O clube madrilenho teve uma pré-temporada ruim, com nenhuma vitória nos amistosos disputados e com direito a derrotas de 4 a 1 e 3 a 2 contra Manchester City e Barcelona, além de empates em 1 a 1 com uma seleção de jogadores da MLS (campeonato dos Estados Unidos) e com o próprio Manchester United.

A janela de transferência também foi modesta (chegada do meia Dani Ceballos e do lateral francês Theo Hernandez), mas o clube ainda sonha com a contratação do jovem atacante francês Kylian Mbappé, por quem o Real ofereceu 180 milhões de euros ao Monaco, segundo o jornal Marca.

Do lado inglês, o verão foi movimentado e frutífero. O United disputou diversos jogos para ganhar corpo, somando cinco vitórias, um empate e uma derrota, para o Barcelona. O mercado também foi proveitoso, já que o clube abriu os cofres para trazer reforços de peso, como o zagueiro sueco Victor Lindelof, o meia sérvio Nemanja Matic e o atacante belga Romelu Lukaku.

A Supercopa europeia é importante, mas é só o ponto de largada da temporada. No próximo domingo, o United dá início ao Campeonato Inglês contra o West Ham. No mesmo dia, o Real terá que encarar o arquirrival Barcelona pelo primeiro jogo da Supercopa da Espanha.

as-ybl/ama/am

SPORT LISBOA E BENFICA - FUTEBOL

MANCHESTER UNITED

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo