Topo

Tite convoca Cássio e Luan para encara Equador e Colômbia nas eliminatórias

10/08/2017 13h31

Rio de Janeiro, 10 Ago 2017 (AFP) - O técnico da seleção brasileira, Tite, anunciou nesta quinta-feira os convocados para enfrentar Equador e Colômbia, pelas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo, com o goleiro Cássio e o atacante Luan como novidades.

O goleiro do Corinthians, 30 anos, líder isolado do Campeonato Brasileiro e vivendo grande fase, ganhou sua primeira chance na seleção de Tite, seu ex-técnico no Timão, e brigará por uma posição debaixo das traves do Brasil com Alisson (Roma) e Ederson (Manchester City).

Já Luan, 24 anos, craque do Grêmio e considerado um dos melhores jogadores em atividade no Brasil, havia sido convocado por Tite para disputar amistoso contra a Colômbia, em janeiro, quando somente jogadores que atuam no país haviam sido chamados.

"Cássio se credenciou para essa situação pelo desempenho e a regularidade dos últimos quatro ou cinco anos, de 2012 para cá. O Luan fez uma grande Olimpíada (Ouro nos Jogos-2016), manteve regularidade de desempenho e é o principal jogador de articulação da equipe que mais faz gols no Brasil", justificou Tite.

No restante da convocação, não houve surpresa.

Neymar, agora como jogador do PSG, ficará bem à vontade na seleção, já que Tite convocou três de seus novos companheiros no clube francês, os zagueiros Thiago Silva e Marquinhos e o lateral Daniel Alves.

No ataque, o camisa 10 do Brasil contará com os habituais parceiros Gabriel Jesus (Manchester City), Roberto Firmino (Liverpool) e Philippe Coutinho (Liverpool).

Para Tite, a transferência de Neymar do Barça para o PSG não deverá afetar seu estilo de jogo ou o da seleção.

"O Barça e o PSG jogam em esquemas táticos parecidos, no 4-3-3. As características dos jogadores mudam, mas o sistema é o mesmo", analisou o treinador.

De volta ao topo do ranking da Fifa, um mês após ser superado pela Alemanha, o Brasil foi o primeiro país a garantir a classificação para a Copa do Mundo-2018, além da anfitriã Rússia.

A quatro rodadas para o fim das eliminatórias, a seleção lidera de maneira isolada a competição com 33 pontos, nove a mais que a segunda colocada Colômbia.

Neymar e companhia enfrentam o Equador em 31 de agosto em Porto Alegre. No dia 5 de setembro, viajam a Barranquilla para encarar a Colômbia.

- Os 23 convocados do Brasil:

Goleiros: Alisson (Roma/ITA), Cássio (Corinthians), Ederson (Manchester City/ENG)

Defensores: Daniel Alves (Paris SG/FRA), Fagner (Corinthians), Filipe Luis (Atlético de Madrid/ESP), Marcelo (Real Madrid/ESP), Miranda (Inter de Milão/ITA), Marquinhos (Paris SG/FRA), Thiago Silva (Paris SG/FRA), Rodrigo Caio (São Paulo)

Meias: Casemiro (Real Madrid/ESP) Fernandinho (Manchester City/ING), Paulinho (Guangzhou Evergrande/CHN), Renato Augusto (Beijing Guoan/CHN), Willian (Chelsea/ING), Giuliano (Zenith/RUS), Philippe Coutinho (Liverpool/ING), Luan (Grêmio)

Atacantes: Neymar (Paris SG/FRA), Gabriel Jesus (Manchester City/ING), Roberto Firmino (Liverpool/ING), Taison (Shakhtar Donetsk/UCR).