Topo

Barcelona denuncia campanha de descrédito contra Bartomeu

16/08/2017 15h16

Barcelona, 16 Ago 2017 (AFP) - O Barcelona denunciou uma "campanha de descrédito" contra o presidente Josep María Bartomeu, após a derrota por 3 a 1 para o Real Madrid, pela ida da Supercopa da Espanha, o que iniciou uma onda de mensagens com a hashtag "BartomeuDimisionYa".

A campanha pede que Bartomeu peça a demissão, mas foi criticada pelo porta-voz Josep Vives, nesta quarta-feira. A ação "que exige uma reflexão coletiva é a campanha de descrédito que sofreu o presidente Josep Maria Bartomeu nos últimos dias".

"Tendo em conta as averiguações que fez o clube nas últimas horas, é artificiosa e está manipulada, já que a maioria das menções são feitas por contas que não estão nem na Catalunha, nem na Espanha, nem sequer na Europa", acrescentou Vives, em referência às mensagens contra Bartomeu nas redes sociais.

Após a dura derrota na Supercopa, as redes sociais começaram a transformar a hashtag "BartomeuDimisiónYa" em uma das mais usadas no mundo.

É "uma campanha que afetou o presidente do clube pessoalmente, mas também ao seu entorno pessoal, que sofreu pressões e ameaças. Tudo isso deveria nos fazer refletir", acrescentou Vives.

O porta-voz barcelonista também advertiu que pretende entrar com ações legais contra informações que relacionam a contratação de Paulinho, por 40 milhões de euros, com supostos interesses da empresa de Bartomeu na China.

O Barcelona "efetuou diversos pedidos de retificação, tanto aos autores como ao meio de comunicação que publicou a notícia" acusando Bartomeu "de ter decidido a contração do jogador Paulinho em função de uma operação que sua empresa estaria envolvida, em função de interesses pessoais".

"Trata-se de uma falsidade absoluta. E contra esse fato, que também implica a imputação de um delito, tanto o clube como o presidente vão empreender as ações penais oportunas, caso essas ratificações não se produzam em tempo e forma", concluiu.