Topo

Bundesliga busca alternativa ao domínio hegemônico do Bayern

17/08/2017 16h28

Berlim, 17 Ago 2017 (AFP) - Quem pode frear o Bayern de Munique? Com cinco títulos consecutivos, recorde histórico na Bundesliga, o gigante bávaro tem tudo a seu favor para reconquistar o campeonato, que começa nesta sexta-feira, com poucos times questionando sua hegemonia.

. Hegemonia BayernConsultados esta semana, 14 dos 18 treinadores da Bundesliga apostaram em mais um título do Bayern. Dos outros quatro, três se negaram a indicar favoritos e só um, o técnico do Bayer Leverkusen, Heiko Herrlich, apostou na vitória do Borussia Dortmund.

Peter Stoeger, técnico do Colonia, demonstrou uma mistura de otimismo e ironia sobre o tema: "se Usain Bolt pode perder os 100 metros, então outro time pode ser campeão da Alemanha", disse sorridente.

O time comandado pelo italiano Carlo Ancelotti, preparado para vencer a Liga dos Campeões, se reforçou com jovens, como os alemães Niklas Süle e Sebastian Rudy, além do francês Corentin Tolisso e do colombiano James Rodríguez.

Apesar disso, a pré-temporada da equipe não aumentou as expectativas. O time foi derrotado em cinco dos seis jogos preparatórios. Com vários jogadores lesionados, os pupilos de Ancelotti vão abrir a competição, nesta sexta, recebendo o Bayer Leverkusen.

No primeiro jogo da temporada passada, o Bayern atropelou o Werder Bremen por 6 a 0.

. Os aspirantesO RB Leipzig, único time que incomodou o Bayern na temporada passada, quer manter o ritmo e tentar pressionar os rivais. O problema é que agora o time também participa da Liga dos Campeões, pela primeira vez em sua história.

Para isso o elenco é maior, mas a filosofia se mantém. Nenhuma estrela foi contratada e a equipe foi montada com jogadores promissores, como o atacante francês Jean-Kevin Augustin, procedente do Paris Saint-Germain.

A referência do time é Timo Werner, artilheiro alemão do campeonato passado e campeão da Copa das Confederações com a Mannschaft. E tudo isso com apenas 20 anos de idade.

Apesar disso, o Borussia Dortmund continua sendo o rival mais sólido do Bayern. A princípio, o gabonês Pierre-Emerick Aubameyang não vai ser negociado, mas não se pode dizer o mesmo de Ousmane Dembelé. O francês quer se transferir para o Barcelona, mas o time não quer cedê-lo por menos de 150 milhões de euros.

Com o holandês Peter Bosz no comando, o Borussia quer fechar o elenco o quanto antes para encontrar estabilidade para trabalhar no restante do ano.

Outros grandes do futebol alemão Werder Bremen, Schalke 04 e Bayer Leverkusen não parecem brigar por algo mais do que uma vaga na Liga dos Campeões.

. Caras novasA Bundesliga se rejuvenesceu com a chegada de vários jovens jogadores, promessas do futebol europeu.

Além de Tolisso (23 anos), o zagueiro espanhol Jorge Meré é uma das atrações do início da temporada. O ex-jogador do Sporting de Gijón foi contratado pelo Colonia, que por outro lado perdeu o artilheiro francês Anthony Modeste para o futebol chinês.

O Leipzig trouxe o português Bruma (22) e o francês Jean-Kevin Augustin (20), ambos com passagens pelas seleções de base de seus países.

O suíço Denis Zakaria (20) também pede passagem pelo Borussia Mönchengladbach, com o qual brilhou nos amistosos preparatórios.

. Novidades na arbitragemUma das novidades da temporada é a primeira mulher árbitra da história da Bundesliga. Bibiana Steinhaus, depois de 10 anos na segunda divisão, ganhou sinal verde para comandar partidas da elite do futebol alemão, apesar de ainda não saber qual vai ser o jogo de estreia.

Além disso, a Bundesliga vai iniciar a partir deste fim de semana o uso da vídeo-arbitragem. O teste durante a Supercopa da Alemanha, dia 3 de agosto, entre Borussia Dortmund e Bayern de Munique, não foi satisfatório por conta de problemas técnicos.

- Programação da 1ª rodada do Campeonato Alemão, pelo horário de Brasília:

- Sexta-feira:

(15h30) Bayern de Munique - Bayer Leverkusen

- Sábado:

(10h30) Hoffenheim - Werder Bremen

Hertha Berlim - Stuttgart

Hamburgo - Augsburg

Mainz - Hannover

Wolfsburg - Borussia Dortmund

(13h30) Schalke 04 - RB Leipzig

- Domingo:

(10h30) Freiburg - Eintracht Frankfurt

(13h00) B. Moenchengladbach - Colônia.