Topo

Liga espanhola reinicia com Real eufórico e Barça bagunçado

17/08/2017 11h13

Madri, 17 Ago 2017 (AFP) - A Liga espanhola começa, nesta sexta-feira, com o atual campeão Real Madrid em plena euforia, após conquistar os dois primeiros títulos da temporada, e o Barcelona bagunçado e precisando contratar após a saída de Neymar.

Os merengues começam a Liga cheios de moral, após embolsar as Supercopas da Europa e da Espanha, contra Manchester United e Barcelona, respectivamente.

O time de Zinedine Zidane conta com elenco recheado de estrelas, como Benzema, Bale e Cristiano Ronaldo, além das jovens promessas Marco Asensio e Lucas Vázquez.

Além disso, o francês Theo Hernández e o espanhol Dani Ceballos reforçaram o time da capital. Zidane não terá problemas para continuar realizando suas rotações no elenco, chave para os bons resultados do ano passado.

"Esse time tem fome e cada vez que entra em campo isso fica claro. Vamos tentar manter. Começar assim é muito bom, mas sabemos que uma temporada longa se inicia", comentou Zidane após o jogo de volta da Supercopa da Espanha contra o Barcelona.

- Quatro jogos sem Cristiano -O único baque para o início da temporada do time é a suspensão de CR7, que vai ficar de fora dos quatro primeiros jogos da Liga, contra Deportivo de la Coruña, Valencia, Levante e Real Sociedad.

Os merengues iniciam, a princípio, em boas condições para repetir o sucesso da temporada passada, brigando por todos os títulos. A ambiciosa tríplice coroa, com os títulos da Liga, Liga dos Campeões e Copa do Rei, é o que falta para o Real Madrid.

Especialmente porque o eterno rival azul-grená está atravessando momento complicado, com mudanças após a chegada de Ernesto Valverde, substituindo Luis Enrique no comando da equipe.

O ex-treinador do Athletic de Bilbao vai ter que superar a saída de Neymar, que deixou a responsabilidade ofensiva de Lionel Messi e Luis Suárez, desfalque do time por um mês por conta de distensão no joelho na partida de volta contra os merengues.

A saída do brasileiro mexe o time, que após vencer Manchester United, Juventus e Real Madrid com Neymar na pré-temporada, foi atropelado pelo maior rival na disputa do primeiro título.

"O preocupante são as impressões: três meses depois dos dois títulos do Real, o Barça está ainda mais distante do rival e sem rumo", escreveu o jornal Sport nesta quarta-feira.

A imagem deixada após a Supercopa ligou os alarmes do clube, que até agora só se reforçou com Gerard Deulofeu, o português Nelson Semedo e o brasileiro Paulinho.

Ainda mais dependente de Messi, o Barça continua buscando as contratações do brasileiro Philippe Coutinho (Liverpool) e do francês Ousmane Dembelé (Borussia Dortmund), que parecem os preferidos da torcida para melhorar a moral.

Os catalães têm 38 rodadas pela frente para voltar a mostrar o bom futebol, enquanto outro peso pesado da Liga, o Atlético de Madri, começa a temporada impedido de fazer contratações até janeiro.

- Esperando a nova casa -Os Colchoneros comandados pelo argentino Diego Simeone escolheram blindar a estrela francesa Antoine Griezmann, que renovou contrato até 2022. O emprestado argentino Luciano Vietto retornou e Vitolo foi emprestado por 6 meses aos Las Palmas, depois de ser contratado do Sevilla. A volta do brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa continua sendo especulada.

O Atlético começa a competição praticamente com o mesmo elenco que terminou a temporada passada, mas com uma nova casa: o Wanda Metropolitano, que vai ser estreado na 4ª rodada, contra o Málaga, dia 16 de setembro.

Já o Sevilla, quarto colocado na última temporada, inicia o campeonato com o novo treinador argentino Eduardo 'Toto' Berizzo. O compatriota Jorge Sampaoli deixou a equipe para comandar a seleção argentina.

O time andaluz, sem seu diretor esportivo Ramón Rodríguez Verdejo 'Monchi', que foi para a Roma, está em plena reformulação. Chegaram ao time Éver Banega, Nolito e Jesús Navas.

As mudanças parecem dar resultado: no jogo de ida dos play-offs da Liga dos Campeões, o time andaluz venceu o Istambul Basakshir por 2 a 1, fora de casa.

Além dos quatro favoritos, estão os times que sempre dão trabalho na competição: Villarreal, sempre aspirante às competições europeias, Athletic de Bilbao, Celta de Vigo e Valencia, que apesar da instabilidade dos últimos anos espera voltar ao seu melhor nas mãos do técnico Marcelino.

Programação da 1ª rodada do Campeonato Espanhol, pelo horário de Brasília:

- Sexta-feira:

(15h15) Leganés - Alavés

(17h15) Valencia - Las Palmas

- Sábado:

(13h15) Celta Vigo - Real Sociedad

(15h15) Girona - Atlético de Madri

(17h15) Sevilla - Espanyol

- Domingo:

(13h15) Athletic Bilbao - Getafe

(15h15) Barcelona - Betis

(17h15) Deportivo La Coruña - Real Madrid

- Segunda-feira:

(15h15) Levante - Villarreal

(17h00) Málaga - Eibar

gr/iga/jma/fa

TOTO

JUVENTUS FOOTBALL CLUB

BORUSSIA DORTMUND