Topo

Marco Asensio, estrela em ascensão na seleção espanhola

01/09/2017 14h47

Madri, 1 Set 2017 (AFP) - Os torcedores do Real Madrid já se renderam ao seu talento, mas Marco Asensio agora busca conquistar todo um país, neste sábado, durante o clássico entre Espanha e Itália pelas eliminatórias europeias da Copa do Mundo de 2018.

Novo ídolo do Santiago Bernabéu, ainda mais depois dos dois gols contra o Valencia no último domingo (2-2), Asensio vai se sentir em casa para receber a Itália pela partida decisiva do grupo G.

O jovem madridista de 21 anos encheu os olhos no final da última temporada. No início deste ano, continuou encantando a torcida, que começa a criar expectativas com sua futura estrela.

O meia atacante fez quatro gols em quatro jogos nesta temporada, sendo dois diante do Barcelona na final da Supercopa da Espanha.

"É um jogador espetacular. Se continuar nessa evolução, pode marcar época no Real Madrid e no futebol espanhol", afirmou o técnico do Valencia, Marcelino García após a partida.

Habilidoso com a bola, rápido e com grande visão de jogo, Asensio se transformou numa das principais peças para o francês Zinedine Zidane montar a equipe.

"Este é meu filho Marco e algum dia vai jogar no Real Madrid", comentou o pai da nova pérola merengue ao presidente Florentino Pérez, quando o jogador ainda tinha oito anos e defendia o Palma de Mallorca.

- Um ano de conquistas -Anos depois o Real Madrid o contratou em 2015, após disputa com o Barcelona. Os catalães demonstraram interesse em 2014, mas o desacordo na forma de pagamento permitiu o clube merengue conseguir a contratação.

Asensio, após empréstimo ao Espanyol na temporada 2015-16, voltou ao Real Madrid no ano passado e desde então já conquistou títulos. Em pouco tempo com a camisa merengue, levantou uma Liga dos Campeões, um Campeonato Espanhol, duas Supercopas da Europa, um Mundial de Clubes e uma Supercopa da Espanha.

Seu rendimento valeu a admiração de Zidane, que compara seu chute de canhota com ninguém menos do que o grande rival do Barcelona, Lionel Messi.

Mas se no Real Asensio já é uma estrela presente, em sua seleção o caminho acaba de começar. O jogador estreou em amistoso contra a Bósnia, em maio de 2016, vencido por 3 a 1 ainda sob o comando de Vicente del Bosque.

Um caminho já percorrido com as categorias de base, onde se sagrou campeão europeu sub-19 em 2015 e em junho brilhou com a sub-21, marcando três gols e levando a "La Rojita" para a final da Eurocopa. O jovem time espanhol acabou perdendo para a Alemanha na decisão.

O atual treinador Julen Lopetegui voltou a convocá-lo para o amistoso contra a Colômbia e para as eliminatórias contra a Macedônia. Agora, o técnico não pensou duas vezes para contar com ele.

- Seguro de si -Junto ao goleiro Kepa (Athletic de Bilbao), ao ponta Gerard Deulofeu (Barcelona) e ao meia Saúl (Atlético de Madrid), também convocados, Asensio encarna o espírito do renascimento da seleção, que passa por renovação após a geração bicampeã da Eurocopa (2008 e 2012) e campeã do Mundo (2010).

"O caminho para a excelência é difícil e é preciso trabalhar. Certamente Asensio é assim", comentou Lopetegui sobre uma das novas joias da "Roja", que ainda espera o primeiro gol do jovem pela seleção.

No sábado, jogando em casa, Asensio pode ter a chance de balançar as redes do mítico goleiro italiano Gianluigi Buffon, vencido na final da Liga dos Campeões na partida entre Real Madrid e Juventus.

O jogador, por outro lado, se mostra tranquilo diante do jogo crucial, que pode permitir a Espanha garantir a liderança do grupo G.

"Eu confio em mim e tento aproveitar as oportunidades que me dão", garantiu Asensio.

jed-gr/dr/fa

JUVENTUS FOOTBALL CLUB