Topo

Mbappé, do Monaco ao PSG em carreira meteórica

01/09/2017 10h05

Mônaco, 1 Set 2017 (AFP) - Ele chegou, venceu e saiu a toda velocidade: Kylian Mbappé, de apenas 18 anos e uma das futuras estrelas do futebol mundial, cresceu e explodiu no Monaco. Agora jogador do Paris Saint-Germain, retornou à sua cidade natal para continuar seu crescimento meteórico.

A história do jovem atacante é a de um superdotado para o futebol, com futuro no esporte desde que era criança.

Aos 14 anos, jogava bola em Bondy, sua cidade natal na região metropolitana de Paris. O pai treinada no clube onde ele praticava.

Paralelamente, dividia suas semanas entre o centro técnico nacional de Clairefontaine e as aulas no colégio de Rambouillet.

Já nesta época, o fenômeno Mbappé começou a chamar a atenção no círculo profissional europeu. Em 2013, aconselhado pela família, o jogador decide apostar no projeto de formação do Monaco e vai morar no Principado.

O início no centro de treinamento da equipe é complicado. Mbappé não encara bem as exigências da vida de um quase profissional, mas rapidamente muda de comportamento e seu talento começa a aflorar.

- Em Madri aos 15 anos -Em 2014, o Real Madrid propôs à promessa um período para conhecer Valdebebas, a sede dos merengues. Aos 15 anos, já conheceu o craque e ídolo português Cristano Ronaldo, tudo ideia do compatriota Zinedine Zidane.

Mas Mbappé continua avançando com a camisa branca e vermelha do Monaco. Sua velocidade e fluidez no ataque, saindo quase sempre do lado esquerdo do campo, seduziram rapidamente o técnico Leonardo Jardim.

Com o aval dos formadores do clube, o atacante se integrou rapidamente ao grupo de jogadores comandados pelo técnico português.

A estreia na Ligue 1 aconteceu aos 16 anos, contra o Caen. Poucas semanas depois, fez seu primeiro gol na elite e assinou o primeiro contrato profissional, com vínculo até 2019.

Há um ano, após marcar dois gols contra o Lens na final da Copa Gambardella, um prestigioso torneio juvenil francês, Mbappé foi convocado para jogar a Eurocopa Sub-19. A França passeou na competição e o atacante foi a estrela do torneio, balançando a rede quatro vezes.

Na época, o Monaco já começou a recusar propostas de grandes clubes europeus. O Manchester City chegou a oferecer 40 milhões de euros para contratar a promessa.

O clube do Principado chegou a um acordo com o jogador e prometeu mais minutos em campo. Na primeira rodada do campeonato francês, Mbappé começou como titular, mas o jogador sofreu concussão cerebral após choque com um rival.

Por ser menor de idade, precisou seguir um longo protocolo de recuperação para voltar a jogar. O tempo fez o pai perder a paciência, expondo a situação com a imprensa.

Mbappé precisou esperar. A partir de janeiro, começou a entrar com mais frequência nas partidas. Balançando as redes a cada jogo se tornou imprescindível.

- Anulado por Thiago Silva -Sua carreira está lançada. Sua desenvoltura e velocidade ajudam a bater os recordes de precocidade de Thierry Henry, o que começa a criar comparações.

O menino de Bondy se tornou a grande atração do time que conquistou a Ligue 1, destronando a hegemonia do Paris Saint-Germain. A equipe ainda chegou às semifinais da Liga dos Campeões, sendo eliminada pela Juventus. Mbappé marcou 26 gols na temporada.

Apesar de não ser decisivo na Champions e ser anulado pelo brasileiro Thiago Silva na final da Copa da Liga, vencida pelo PSG, o técnico da seleção da França não pensou duas vezes e convocou Mbappé pela primeira vez. A estreia aconteceu contra Luxemburgo, no último dia 16 de março.

O primeiro gol veio na goleada por 4 a 0 da França contra a Holanda, no Parque dos Príncipes, a nova casa após transferência de 180 milhões de euros. O atacante agora vai defender o PSG e formar trio ofensivo ao lado do uruguaio Edinson Cavani e de Neymar, que prometem aterrorizar as defesas adversárias.