Topo

Iranianas perdem a esperança de ver uma partida de futebol masculina

04/09/2017 14h30

Teerã, 4 Set 2017 (AFP) - Para as iranianas apaixonadas por futebol, a esperança de poder assistir a uma partida masculina de futebol se acabou rapidamente após a decisão das autoridades de impedir sua entrada em um jogo previsto para esta terça-feira (5), entre o Irã e a Síria.

As torcedoras iranianas foram surpreendidas quando conseguiram comprar ingressos pela internet para assistir a partida entre as seleções iraniana e síria de futebol nas eliminatórias para o Mundial da Rússia, em 2018.

O Irã já está classificado para o Mundial que acontecerá na Rússia e dezenas de mulheres que conseguiram comprar ingresso estavam ansiosas para ver a partida desta terça no estádio Azadi, em Teerã.

Desde a Revolução Islâmica de 1979, as mulheres foram proibidas de irem ao estádio para assistir a jogos de futebol masculinos, sob justificativa de protegê-las das injúrias e do comportamento vulgar dos torcedores fãs.

"Estava muito animada. Foi incrível poder comprar uma entrada", afirmou Arefeh Elyassi, fã de futebol, ao jornal Shahrvand.

"Quando soube que poderia comprar ingressos, corri para não perder esse grande momento", contou, por sua vez, Zahra Jafarzadeh.

No entanto, a federação iraniana de futebol anunciou que as mulheres não estavam autorizadas a assistir ao jogo e que o valor pago em seus ingressos seria devolvido.

A decisão da federação decepcionou as mulheres que tinham comprado as entradas. "Parece que não tenho mais ingresso", escreveu no Twitter, Hamideh Ashouri, com um "emoticon" triste.

As iranianas não têm permissão para assistir a partidas de futebol e de outros esportes, no entanto foram autorizadas, após dois anos de proibições, a voltar a assistir partidas de voleibol masculino, prática esportiva muito popular no Irã. Elas possuem também permissão para assistir jogos de basquete.

an/psr/bn/