Topo

Brasil empata com Colômbia e segue invicto com Tite nas eliminatórias

05/09/2017 21h20

Barranquilla, Colômbia, 6 Set 2017 (AFP) - O Brasil não conseguiu ampliar a sequência de nove vitórias nas Eliminatórias Sul-americanas para a Copa do Mundo de 2018, mas voltou da Colômbia com bom resultado após empate em 1 a 1, nesta terça-feira, em Barranquilla.

William abriu o placar para os visitantes aos 46 minutos do segundo tempo. Na volta o intervalo, Radamel Falcao conseguiu a igualdade, aos 10.

Com o resultado, a seleção chegou aos 37 pontos e está fora de alcance dos rivais na primeira colocação. A Colômbia é a segunda colocada, com 26.

"Jogos deste nível não vão ter um número alto de finalizações. Se eficiente, transformar em gol as oportunidades, é fundamental", declarou Tite em coletiva após o jogo.

"O time vem mostrando valentia e coragem, vem superando dificuldades. Viemos sempre com as melhores expectativas e buscamos a vitória a qualquer custo. Corremos muito para vencer o jogo, nunca pensamos no empate", afirmou o treinador da Colômbia, o argentino José Pekerman.

A partida marcou o reencontro das equipes que se enfrentaram no dia 25 de janeiro no chamado "Jogo da amizade", em homenagem às vítimas da tragédia com o avião da Chapecoense.

Com a vaga garantida, o técnico Tite optou por testar variações no esquema tático da seleção e deu chance para jogadores como Roberto Firmino e Fernandinho, além de Filipe Luís assumir a vaga de Marcelo, suspenso.

- Forte calor -Por conta do forte calor em Barranquila, de aproximadamente 37º C, a partida começou mais devagar, com os jogadores se adaptando às condições de jogo.

Diferentemente do clima, o primeiro tempo foi morno e a primeira chance clara só veio aos 27 minutos, com chute cruzado de Firmino.

O momento mais animado foi quando um cachorro entrou no gramado e ficou passeando, enquanto Neymar tentava abrir o placar. Ao tentar retirar o animal, o segurança sofreu com os dribles do cão, que divertiu a torcida.

Assim que o show canino acabou, o Brasil conseguiu tirar o zero do placar, aos 46 minutos. Fernandinho lançou Neymar nas costas da zaga e o camisa 10 ajeitou para a entrada da área com um toque. Willian apareceu de trás e pegou em cheio, de primeira, para mandar no ângulo direito de David Ospina.

Depois do intervalo, os times voltaram à campo com a mesma postura, mas na primeira chegada com perigo os anfitriões conseguiram buscar o empate.

Em jogada pela direita, Arias recebeu passe de letra de James Rodríguez e cruzou para a área. O centro-avante Radamel Falcao se antecipou de Marquinhos e cabeceou firme para o chão, sem chances para Alisson, e conseguiu o empate aos 10 minutos.

Com o gol, os colombianos cresceram no jogo e foram para cima. Aos 14 minutos, James cobrou falta da linha de fundo tentando surpreender o goleiro brasileiro. A tentativa quase deu certo e o camisa 10 acertou a trave.

- Invencibilidade -Querendo a 10ª vitória seguida nas eliminatórias, Tite colocou Gabriel Jesus e Philippe Coutinho em campo. A dupla que joga na Premier League se esforçou para tirar a igualdade, mas faltou pontaria.

Sem precisar do resultado a qualquer custo, a equipe diminuiu o ritmo para não se desgastar com o forte calor e se mostrou satisfeita com o resultado fora de casa.

A equipe se manteve invicta nas eliminatórias, desde que Tite assumiu. Foram nove vitórias e um empate.

A próxima rodada das eliminatórias sul-americana é no dia 5 de outubro. O Brasil viaja para enfrentar a Bolívia, enquanto a Colômbia tem duelo direto contra o Paraguai.

Depois, os colombianos enfrentam o Peru fora de casa e Neymar e companhia recebem o Chile.

fa