Topo

Presidente do Barça afirma que saída de Neymar é uma "oportunidade"

05/09/2017 16h54

Barcelona, 5 Set 2017 (AFP) - A saída de Neymar "é uma oportunidade" para que o Barcelona volte a apresentar um jogo de toque coletivo, afirmou nesta terça-feira o presidente do Barça, Josep Maria Bartomeu, convencido de que a equipe será "mais competitiva" sem o brasileiro.

"É melhor ter o talento aqui", mas "não é preciso ser pessimista. É uma oportunidade para o Barça de romper com o tridente e apostar pelo jogo coletivo", declarou Bartomeu, que falou sobre o brasileiro em duas entrevistas publicadas nesta terça-feira pelos diários Sport e Mundo Deportivo.

Ao saber da entrevista, Neymar publicou uma foto de Bartomeu no Instagram com a legenda "este presidente é uma piada". Além da imagem, o craque acrescentou três emojis rindo da situação.

"É uma oportunidade para voltar a um futebol coletivo do meio de campo, que tradicionalmente era a força do Barça", garantiu Bartomeu, na tentativa de tranquilizar a torcida catalã, furiosa desde a saída de Neymar.

"Sua saída pode permitir reforçar o modelo, para que nem tudo recaia no tridente", que era formado pelo uruguaio Luis Suárez, o argentino Lionel Messi e Neymar. Para tentar repor a contribuição do brasileiro, o Barça contratou a jovem promessa francesa Ousmane Dembélé.

"As pessoas verão que será uma equipe mais competitiva que no ano passado. Isso sim, sem Neymar, mas com jogadores como Dembélé. Não teremos mais o tridente, mas teremos um maior equilibro no campo", insistiu Bartomeu, que fez uma balanço positivo da janela de transferência, apesar de não ter conseguido trazer o brasileiro Philippe Coutinho.

"Talvez fosse necessário trazer um jogador para fechar o elenco, mas diante dos preços e esta inflação não foi possível levar adiante a negociação", explicou o dirigente, garantindo que o Liverpool pediu 200 milhões de euros por Coutinho.

Bartomeu aproveitou as entrevistas para criticar Neymar e seu entorno.

"Ele não agiu de forma adequada. Se um jogador quer sair, tem que deixar claro, e vamos ver como fazemos. Isso dá tempo para que o clube se prepare e busque um substituto. Neste caso, ele não deu essa oportunidade", se defendeu o presidente.