Esporte

Del Potro elimina Federer e encarar Nadal nas semis do US Open

07/09/2017 01h08

Nova York, 7 Set 2017 (AFP) - O argentino Juan Martín Del Potro eliminou o suíço Roger Federer, terceiro cabeça de chave, nesta quarta-feira em quatro sets, 7-5, 3-6, 7-6, 6-4, e avançou às semifinais do US Open para enfrentar o número 1 do mundo, o espanhol Rafael Nadal.

Del Potro, que havia derrotado Federer na final do US Open de 2009, seu único título de Grand Slam na carreira, voltou a repetir a façanha após uma partida tensa de quase três horas. Foi apenas a sexta vitória do argentino sobre o suíço em 22 jogos.

"Eu fiz meu melhor jogo do torneio, acho que mereço esta vitória", afirmou Del Potro após o jogo.

O tenista argentino, que entrou no torneio como 24ª cabeça de chave, já havia eliminado outros jogadores mais bem ranqueados na campanha nesta edição do US Open, o espanhol Roberto Bautista Agut (N.11), na terceira rodada, e o austríaco Dominic Thiem (N.6).

Contra Thiem, 'Delpo', que sofria de febre, precisou virar a partida de maneira heroica, depois de perder os dois primeiros sets.

Com a derrota, Federer, que buscava um 20º título de Grand Slam, não enfrentará seu arquirrival Nadal no US Open, único dos quatro grandes torneios em que as duas lendas vivas do tênis jamais mediram forças.

Nadal, por sua vez, entrou em quadra mais cedo e passeou rumo às semifinais, atropelando o russo Andrey Rublev por três sets a zero, 6-1, 6-2, 6-1, precisando de apenas 1 horas e 36 minutos para liquidar o duelo.

- Quadrangular norte-americano no feminino -No quadro feminino, a tcheca Karolina Pliskova perderá o topo do ranking WTA para a espanhola Garbiñe Muguruza, depois de ser eliminada nas quartas de final do US Open pela americana Coco Vandeweghe em dois sets, 7-6, (7/4), 6-3.

Como havia chegado à final da edição de 2016 do Grand Slam nova-iorquino, Pliskova perderá 870 pontos no ranking WTA, o que fará de Muguruza (3º) a nova número 1 do mundo.

Muguruza, de 23 anos e eliminada nas oitavas de final do US Open pela tcheca Petra Kvitova, se tornará a 24ª tenista a assumir o topo do ranking, a terceira só nesta temporada, após a alemã Angelique Kerber e a própria Pliskova.

Já Vandeweghe conquistou com autoridade a classificação à segunda semifinal de Grand Slam da carreira, oito meses depois de chegar ao quadrangular final do Aberto da Austrália.

A californiana, treinada pelo ex-jogador australiano Pat Cash, enfrentará por uma vaga na final a compatriota Madison Keys (N.16), que eliminou em dois sets a estoniana Kaia Kanepi (N.418) por duplo 6-3.

Na outra semifinal, outras duas americanas tentarão chegar à final, Venus Williams (N.9) e Sloane Stephens (N.83). Com isso o US Open terá um quadrangular final 100% americano pela primeira vez desde 1981.

- Resultados desta quarta-feira no US Open:

Simples masculino (Quartas de final):

Rafael Nadal (ESP/N.1) x Andrey Rublev (RUS) 6-1, 6-2, 6-2

Juan Martín Del Potro (ARG/N.24) x Roger Federer (SUI/N.3) 7-5, 3-6, 7-6 (10/8), 6-4

Simples feminino (Quartas de final):

Coco Vandeweghe (EUA) x Karolina Pliskova (RTC) 7-6 (7/4), 6-3

Madison Keys (EUA/N.15) bat Kaia Kanepi (EST) 6-3, 6-3.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo