Topo

Nadal derrota Anderson e conquista US Open pela 3ª vez

10/09/2017 22h19

Nova York, 11 Set 2017 (AFP) - O espanhol Rafael Nadal, número 1 do mundo, derrotou o sul-africano Kevin Anderson em três sets, 6-3, 6-3, 6-4, e conquistou pela terceira vez na carreira o título do US Open, neste domingo em Nova York.

Nadal, 31 anos, soma assim seu segundo título de Grand Slam na temporada, após vencer pela 10ª vez Roland Garros, em maio, e seu quinto troféu no ano.

O tenista de Manacor, que já havia conquistado o US Open em 2010 e 2013, se aproxima a três títulos de igualar o recorde de 19 Grand Slams do suíço Roger Federer.

O Nadal que neste domingo enfrentou o gigante sul-africano foi parecia ser o mesmo que há quatro anos também estava na primeira colocação do ranking, dominando todos os torneios em quadra dura e no saibro que disputava.

O último troféu de Nadal em quadra dura havia sido em janeiro de 2014 em Doha, onde voltou de lesão no cotovelo para reconquistar o topo do ranking da ATP.

"É incrível o que aconteceu este ano. Depois de um par de anos de muitos problemas, voltei a jogar em alto nível", comemorou o campeão, que fez questão de parabenizar o adversário do dia, contra o qual já jogava quando criança.

Já Kevin Anderson, que também tem 31 anos, realizou sua melhor campanha da carreira em Grand Slam, isso depois de se recuperar de graves lesões que ameaçaram acabar com sua carreira.

"Não é o resultado que eu esperava, é claro, mas enfrentei um jogador extraordinário que sabe como jogar esse tipo de jogo. Parabenizo Rafa, um dos maiores jogadores de nossa geração", disse Anderson após a partida.

Nesta edição do US Open, o sul-africano de 2.03 m de altura apostou em seu incrível saque e numa chave favorável, beneficiado pelas ausências do britânico Andy Murray (N.2 do mundo), do suíço Stan Wawrinka (N.4) e do sérvio Novak Djokovic (N.5), todos lesionados.

Nadal, porém, dominou a partida com sua intensidade e poder de definição.

O espanhol sobreviveu aos 10 aces do sul-africano e cometeu apenas 11 erros não forçados e 30 winners, somados a um ótimo jogo de rede que lhe valeu 16 pontos.